Xterráqueo Ricardo Xavier:
paixão que veio por acaso
Ao longo deste ano de 2020, trouxemos o perfil de alguns amigos Xterráqueos. A ideia era sempre mostrar quem são essas pessoas que constituem essa grande família Xterra. E hoje vamos trazer alguém mais do que especial: o criador e fundador do aguaXterra, o Xterráqueo Ricardo Xavier.
Xterráqueo Ricardo Xavier e o primeiro contato com a Xterra
Era final de 2003. O publicitário Ricardo procurava um veículo diferente dos modelos que existiam naquela época. Ele já havia possuído várias marcas e modelos.
Na agência multimarcas Isavel, em Nova Serrana, conversando com o gerente sobre seu desejo, este lhe deu a sugestão de um carro a diesel, um carro maior. Depois de muita pesquisa, surgiu a ideia da Xterra da Nissan que tinha muito espaço para bagagens e um belo motor MWM.
Eu me apaixonei por ela mesmo sem poder vê-la pessoalmente. Era justamente o que eu queria, mas… onde havia uma mais próxima? Apenas no sul de Minas. Era uma preta, que logo adquiri. Já era final de dezembro, uma época de férias, viagens.
Chamando a atenção
Ricardo, nessa época, possuía uma viagem marcada para o litoral paulista, uma praia linda. A intenção era ir com a Xterra, que ainda não havia sido emplacada. Ele não quis esperar. Foi de viagem com a Xterra sem placa.
Lembro que rodei 2 mil km só com a nota fiscal. E, por onde eu passava, percebia a curiosidade das pessoas quando viam a nova viatura. Ela de longe chamava a atenção pela sua robustez e o barulho do motor a diesel.
Ricardo Xavier
O início das expedições com a Xterra
Voltando da viagem, já estava na hora da primeira revisão. Para isso, Ricardo a levou à concessionária Mizaki em Belo Horizonte. Enquanto esperava, ele via, no salão da concessionária, várias fotos de veículos da marca em locais extraordinários, principalmente nas montanhas de Minas, na Serra do Curral bem próximo a BH.
Ao ver aquelas imagens, o Xterráqueo Ricardo logo se interessou e e já foi perguntando como participar.
Me indicaram o Clécio da CWS para fazer um curso de condução off-road, para minha segurança e proteção da Xterra, que ainda estava zero. Curso feito e era só curtir as aventuras que a Xterra me proporcionaria. E, já no primeiro passeio com várias Xterras e Frontier, a paixão sem fim se iniciou.
E, fora as aventuras, as amizades foram outro grande atrativo para o publicitário. “Fui fazendo novas amizades, conhecendo locais lindos e vivendo uma emoção a cada trilha que fazia”, relata.
Paixão por 4×4
Não bastasse a Xterra, o Xterráqueo Ricardo buscou outros 4×4. Ele queria um carro para trilhas mais pesadas, inclusive as famosas “Trilhas noturnas de quarta-feira”na região de Belo Horizonte.
Nessa época, adquiri o Vitarinha, o primeiro jipinho. Depois vieram Gran Vitara, Vitara V6, e, por fim, o Troller. Tive 4 jipes da Troller, que me atendiam nas trilhas, mas na expedições e viagens mais longas não era tão confortáveis como a Xterra.
A segunda Xterra
Um carro maior se fazia fundamental. O motivo? A família, que crescia.
O Troller ficando apertado. Decidi comprar um 4×4 maior, e adivinha qual foi o primeiro nome que me veio na cabeça? A Xterra. Então, em agosto de 2017, comprei minha segunda Xterra, já com motor eletrônico. Era, sem dúvida, uma evolução daquele que tinha adquirido em 2003/2004.
O detalhe é que essa não era zero, pois a Xterra já tinha sua produção suspensa no Brasil. Então gastei um ano para achar essa raridade. E, quando achei, precisei fazer algumas mudanças. O carro já tinha 10 anos de uso e, aos poucos, fui fazendo tudo que ela merecia, buscando as peças originais e fazendo novos passeios por onde nem imaginava em 2004 que existia. Valeu, Xterra!
Ricardo Xavier e o projeto aguaXterra
A paixão por Xterra trouxe à tona uma nova ideia: o site aguaXterra. Por possuir uma Xterra, Ricardo resolveu criar um blog dedicado ao off-road.
A ideia era unir água com a terra, que dá barro, e a Xterra é do barro. Então surgiu o AGUAXTERRA, um projeto com o objetivo de ser 100% digital. Queria aprender mais para poder migrar da mídia impressa para o digital.
A ideia deu muito certo. Há 3 anos, o site é uma referência para os amantes do off-road.
Foi um sucesso imediato, uma família estava formada, e que nunca parou de crescer, cada dia novos donos de Xterra entrando para a família, com suas histórias, expedições, aventuras e as manutenções também. Hoje temos amigos de todos os cantos do Brasil, que sempre se encontram nos encontros de Xterra, cada ano em locais diferenciados.
Bota Xterra e o Xterráqueo Ricardo Xavier
Depois do sucesso do blog, era hora de ter um produto para ser comercializado digitalmente também. Daí surgiu a
loja do aguaxterra, com produtos com a marca Xterra outras de alguns parceiros. Mas nada de fazer um produto meramente comercial, sem nenhuma identidade. A ideia do Xterráqueo Ricardo Xavier é ter algo direcionado.
A bota é para os amigos e amigos dos amigos, feito com carinho e qualidade para quem está sempre usando nas trilhas, expedições, no campo, na natureza e na cidade também – finaliza
Quem adquiri uma XTerra, inicia um relacionamento afetivo com o veículo. Entendo perfeitamente. Boa materia, gostei de ler ?
Exatamente Sandra, vira um relacionamento inexplicável.
Obrigado por estar nos acompanhando.
do amor do Ricardo pela Xterra gerou a bota
que bota legal!
Isso mesmo Nelson, tudo bom amor para os amigos e seus amigos.
História bem bacana gostei, tenho uma xterra há 7 meses e trabalho com treles e equipamentos para off-road, e amo 4×4, para mim viajar de carro e o dissel correndo nas veias, e coração batendo e bombeando todo esse dissel e amor e paixão de verdade, e isso Marcos, vulgo Batore do RJ, amei a história do Ricardo Parabéns
Obrigado Marcos Lima!
E venha em nosso encontro na Canastra.
Abraço.
Linda história ??????
Obrigado Leidiane, com você ao meu lado vai ser cada vez mais lindo.
Top, Ricardo.
Carro de alguns e Paixão de poucos. Boas xterras vão, cada dia mais, se tornando raras nas mãos dos que gostam de se aventurar com a família.
Falou tudo Fred, Paixão de Poucos.
Quem tem sabe como é.
Obrigado por participar de nossa família.
Excelente história meu amigo, tu é um baita parceiro que nós xterraqueos admiramos, so faltou falar de mim, lembra que eu fui o primeiro que tu conheceu do grupo? Grande abraço ?
Oi Pelopes, claro que lembro parceiro.
Você me apresentou e me incluiu no grupo do whatsapp, foi quando comecei a conhecer grandes amigos como você.
Vou até escrever uma segunda matéria, voltada mais para esse momento do retorno a segunda Xterra, onde você e todos da família entraram.
Abraço amigo.
Parábéns Ricardo. Um grande incentivador da família XTerra!! ??
Oi Miriam, muito obrigado!
Bom contar com sua presença em nossa família.
Ricardo você é um ícone
no mundo do Xterra, muito querido e respeitado por todos, sempre agregando companheirismo e amizade, promovendo passeios e incentivando através da sua linda história os demais amigos a valorizar e amar nossos XTs que estão ficado a cada dia mais raros, parabéns Ricardo pela história.
Oi Almeida, muito obrigado pelo comentário. E você também tem uma linda história com a Xterra.
Espero em breve nos encontrar por algum canto desse nosso belo país.
Parabéns, Bacana demais sua
História com a Xterra , excelente matéria.
Elis, obrigado pelas palavras e o blog é de todos, vamos contar outras histórias.
Top Ricardo !!! Mais um cara muito bacana que a xterra me apresentou!! Ótima história!
O prazer foi todo meu Breno, e realmente a Xterra nos apresenta grandes amigos.
Grande Ricardo parabéns pelo seu belo trabalho!!
Obrigado Alexandre, e vamos juntos fazer essa família crescer mais ainda.
Ótima história Mó quiriiiido. Você é o melhor. Ao ler seus relatos, me senti na cena. Somos protagonistas de momentos vívidos intensamente. Isso é VIDA meu Caro. Parabéns ????
Isso mesmo Jaime, vamos ter lindas histórias para contar para nossos netos, melhor que contar as dos livros. Obrigado!
Caro Ricardo, já tive 7 jeeps e ando à procuro do oitavo. Sua história me inspirou a buscar uma X-terra, pois minha família também cresceu e minha paixão por 4X4 está adormecida. Parabéns e obrigado
Oi Alex, que bom ter lhe inspirado a compra do oitavo jipe. Que seja breve para andar conosco nesses lindos cantinhos do Brasil.
Grande Ricardo, não conhecia tua história completa da paixão pela Xterra e tua criação da aguaxterra, tive o prazer de te conhecer no último encontro em Monte Verde, e de pertencer a este seleto grupo de amigos. Parabéns pela bela publicação.
Oi Jesus, obrigado pelas lindas palavras, sou muito feliz em participar dessa família Xterra.
Só quem tem uma Xterra sabe que o modelo cativa mesmo o dono!! Consegui comprar a minha 2003/2004 em setembro de 2019 e essa não sai da família mais!! Sempre acompanho o blog e curto as histórias muito bacanas. Pra 2021 vou comprar umas botas xterra pra combinar com a viatura!!! Abraço!!
Oi Giuliano, realmente quem tem fica para sempre na família.
Vem andar conosco na Serra da Canastra, dia 29 de janeiro de 2021. Vai ser um prazer receber você e sua família aqui.
As botas estão chegando com muitas novidades para esse ano, final de janeiro no encontro já vamos ter alguns.
Um abraço.
Ricardo Xavier
Bela viatura meus parabéns.
E me sinto muito honrado de ter participado do início de água xterra com o amigo Ricardo, até hj seu adesivo de boa qualidade permanece na aguantando as lavações kk, e tbm ter participado da formação do grupo Xterra MG , Feliz Páscoa à todos os Xterraqueos e familiares, e parabéns pela firmeza e dedicação RICARDO abraços
Grande amigo Bira, você faz parte sim de nossa família e contribuiu para meu ingresso nela, vou até escrever uma matéria sobre como aconteceu e quem foram os responsáveis pelo início da grande família aguaXterra.
Um abraço!