Xterráqueo Ricardo Xavier:

paixão que veio por acaso

Ao longo deste ano de 2020, trouxemos o perfil de alguns amigos Xterráqueos. A ideia era sempre mostrar quem são essas pessoas que constituem essa grande família Xterra. E hoje vamos trazer alguém mais do que especial: o criador e fundador do aguaXterra, o Xterráqueo Ricardo Xavier.

Xterráqueo Ricardo Xavier e o primeiro contato com a Xterra

Xterráqueo Ricardo Xavier
A Xterra preta

Era final de 2003. O publicitário Ricardo procurava um veículo diferente dos modelos que existiam naquela época. Ele já havia possuído  várias marcas e modelos.

Na agência multimarcas Isavel, em Nova Serrana, conversando com o gerente sobre seu desejo, este lhe deu a sugestão de um carro a diesel, um carro maior. Depois de muita pesquisa, surgiu a ideia da Xterra da Nissan que tinha muito espaço para bagagens e um belo motor MWM.

Eu me apaixonei por ela mesmo sem poder vê-la pessoalmente. Era justamente o que eu queria, mas… onde havia uma mais próxima? Apenas no  sul de Minas. Era uma preta, que logo adquiri. Já era final de dezembro, uma época  de férias, viagens.

Chamando a atenção

Ricardo, nessa época, possuía  uma viagem marcada para o litoral paulista, uma praia linda. A intenção era ir com a  Xterra, que  ainda não havia sido emplacada.  Ele não quis esperar. Foi de viagem com a Xterra sem placa.Xterráqueo Ricardo Xavier

Lembro que rodei  2 mil km só com a nota fiscal. E, por onde eu passava, percebia a curiosidade das pessoas quando viam a nova viatura. Ela de longe chamava a atenção pela sua robustez e o barulho do motor a diesel.

Ricardo Xavier

O início das expedições com a Xterra

Voltando da viagem, já estava na hora da primeira revisão. Para isso, Ricardo a levou à concessionária Mizaki em Belo Horizonte. Enquanto esperava, ele via, no salão da concessionária,  várias fotos de veículos da marca em locais extraordinários, principalmente nas montanhas de Minas, na Serra do Curral bem próximo a BH.

Ao ver aquelas imagens, o Xterráqueo Ricardo  logo se interessou e e já foi perguntando como participar.

Me indicaram o Clécio da CWS para fazer um curso de condução off-road, para minha segurança e proteção da Xterra, que ainda estava zero. Curso feito e era só curtir as aventuras que a Xterra me proporcionaria. E, já no primeiro passeio com várias Xterras e Frontier, a paixão sem fim se iniciou.

E, fora as aventuras, as amizades foram outro grande atrativo para o publicitário. “Fui fazendo novas amizades, conhecendo locais lindos e vivendo uma emoção a cada trilha que fazia”, relata.

Paixão por 4×4

Não bastasse a Xterra, o Xterráqueo Ricardo buscou outros 4×4. Ele queria um carro  para trilhas mais pesadas, inclusive as famosas “Trilhas noturnas de quarta-feira”na região de Belo Horizonte.

Nessa época, adquiri o Vitarinha, o primeiro jipinho. Depois vieram Gran Vitara, Vitara V6, e, por fim, o Troller. Tive 4 jipes da Troller, que me atendiam nas trilhas, mas na expedições e viagens mais longas não era tão confortáveis como a Xterra.

A segunda Xterra

Um carro maior se fazia fundamental. O motivo? A família, que crescia.

Ricardo XavierO Troller ficando apertado. Decidi comprar um 4×4 maior, e adivinha qual foi o primeiro nome que me veio na cabeça? A Xterra. Então, em agosto de 2017, comprei minha segunda Xterra, já  com motor eletrônico. Era, sem dúvida, uma evolução daquele que tinha adquirido em 2003/2004. 

O detalhe é que essa não era zero, pois a Xterra já tinha sua produção suspensa no Brasil. Então gastei um ano para achar essa raridade. E, quando achei, precisei fazer algumas mudanças. O carro já tinha 10 anos de uso e, aos poucos, fui fazendo tudo que ela merecia, buscando as peças originais e fazendo novos passeios por onde nem imaginava em 2004 que existia. Valeu, Xterra!

Ricardo Xavier e o projeto aguaXterra

A paixão por Xterra trouxe à tona uma nova ideia: o site aguaXterra. Por possuir uma Xterra, Ricardo resolveu criar um blog dedicado ao off-road.

A ideia era unir água com a terra, que dá barro, e a Xterra é do barro. Então surgiu o AGUAXTERRA, um projeto com o objetivo de ser 100% digital. Queria aprender mais para poder migrar da mídia impressa para o digital.

A ideia deu muito certo. Há 3 anos, o site é uma referência para os amantes do off-road.

Foi um sucesso imediato, uma família estava formada, e que nunca parou de crescer, cada dia novos donos de Xterra entrando para a família, com suas histórias, expedições, aventuras e as manutenções também. Hoje temos amigos de todos os cantos do Brasil, que sempre se encontram nos encontros de Xterra, cada ano em locais diferenciados.

Bota Xterra e o Xterráqueo Ricardo Xavier

Depois do sucesso do blog, era hora de ter um produto para ser comercializado digitalmente também. Daí surgiu a

Ricardo Xavier e sua atual viatura

loja do aguaxterra, com produtos com a marca Xterra outras de alguns parceiros. Mas nada de fazer um produto meramente comercial, sem nenhuma identidade. A ideia do Xterráqueo Ricardo Xavier é ter algo direcionado.

A bota é para os amigos e amigos dos amigos, feito com carinho e qualidade para quem está sempre usando nas trilhas, expedições, no campo, na natureza e na cidade também – finaliza