"> Xterráqueo Júlio: uma longa e interessante história com a Xterra.
agua X terra

Xterráqueo Júlio: uma longa história com a Xterra

Xterráqueo Júlio

“Aqui em casa é Xterra na veia”. É assim a vida do administrador de empresas e Xterráqueo Júlio César dos Santos Vieira, 40 anos, um dos membros mais conhecidos dessa nossa família. Gaúcho e fã de um bom costelão na brasa, ele é uma daquelas pessoas que todo Xterráqueo procura na hora da dificuldade com a sua bruta.

Dez anos de paixão

A história do Xterráqueo Júlio com sua máquina começou em 2010, mas ela não aconteceu assim de repente. Foi preciso um convencimento e uma procura  muito grande, de mais de um ano, para que Júlio pudesse ter sua Xterra.

O XTCB iniciou no fórum 4×4 lá por meados de 2009(não lembro ao certo) com Trotta, Pandur, Marin e mais meia dúzia. Lá pude conhecer os detalhes do carro sem ao menos o ter. E, após ler dezenas e dezenas e paginas lá, pude conhecer mais do carro pra fazer uma boa compra. Assim, depois de mais de 1 ano à procura, comprei a minha em 2010.

A partir daí, a paixão cresceu. Em contato com esse mundo da Xterra, ele passou a se inteirar cada vez mais sobre o carro e até mesmo a desenvolver peças para a bruta. “Desde que comprei a minha XT, comecei a desenvolver peças para ela e até hoje faço isso”, conta.

Xterráqueo Júlio e suas expedições na Xterra

Xterráqueo Júlio
Encontro de Xterra em Natal teve ajuda de Júlio na organização

Organizar encontros por onde vai é uma das especialidades do gaúcho, que, desde 2010, se reúne com vários membros dessa nossa grande família. “Depois que comprei, passamos a organizar o grupo no Facebook e aí a coisa começou a crescer. A gente passou pra 100, 200, 400, 1000, 1500, 2500 e assim foi. Depois, com o Whatsapp, a gente foi reunindo o pessoal, e aí surgiram os grupos regionais, estaduais e ficou mais fácil de organizar eventos”, relembra.

Xterráqueo Júlio
A bordo da bruta

Encontros de Xterra são atualmente bastante comuns, como é o caso do Xterra Norte e Nordeste, que a cada ano acontece em um estado dessas regiões. Lugares como Monte Verde ou Vargem Bonita, na Serra da Canastra também recebem várias viaturas . Mas o mais famoso de todos é o Xterra Days, que acontece bianualmente.

Xterra Days: um encontro inesquecível

Como já participou de vários encontros com a família Xterra, Júlio tem muitas histórias para contar. Mas uma daquelas é inesquecível: o Xterra Days 2014.

Passamos uma semana viajando com os Xterráqueos. Foi muito bom essa família viajando junta

Outra expedição que o marcou foi a de 2018. “Foram mais de 50 veículos. A gente teve que se dividir em grupos porque não há como colocar 50 veículos em alguns pontos turísticos, senão o passeio atrasa ou demora muito”, ressalta.

Xterráqueo Júlio: uma referência

Xterráqueo Júlio
Com a esposa, no encontro em Natal

O Xterráqueo Júlio é uma referência para muitos Xterráqueos atualmente e também um dos organizadores de encontros de XT no Brasil.”A partir da compra da minha Xterra, passei a interagir com esses cabeças do mundo da XT e assim surgiu o primeiro XTerra days, que até hoje ocorre.  E é o maior encontro nacional. Aliás, por onde passo férias, organizo encontros. E eles podem acontecer em qualquer local do Brasil”, comenta.

Hoje, o grande conhecimento de Júlio faz com que ele seja bastante solicitado por vários Xterráqueos. “Eu atendo 5, 10 pessoas todo dia no meu Whatsapp. E não só eu. Alguns outros colegas o fazem também e atendemos desde uma pessoa que recém comprou sua viatura e está cheio de dúvidas até mesmo àquele que está com problema no ar condicionado ou quer colocar um acessório. E a gente faz isso por prazer”, finaliza.

 

5 Comentários

  • É isso aí povo das Xterras.
    Acredito que nenhum outro veiculo me agregaria tudo isso que veio com o carro. Que ja eh parte da família. Acertamos na mosca em comprar a XT. Muitas alegrias, emoções e amizades são feitas todos os dias

  • Bela e merecida reportagem. Confesso que com a aquisição da XTerra, nos sentimos como integrando uma nova família. Como citado, já necessitei muito e ainda faço uso dos conselhos e dicas do Julio, João Pelopes, Badia, Rony, Diego da Guapo Diesel e outros…. Inclusive quando em viagem, a coisa complicou, amigos via whatsApp auxiliaram muito. São pessoas extremamente acessíveis, solícitas e prestativas.Saudades dos encontros a beira do Guaiba!!! A XTerra nos agregou diversos bons amigos.

    Parabéns pela página, que a cada dia fica melhor e mais bonita!!
    Forte abraço!!!

  • Kkk… já ocupei tempo do Julio algumas vezes.. 🤘🤘🤘

    Por mais que a gente possa ter noções e entender de mecânica geral, quando pega um carro novo demora até aprender os pontos específicos de cada um. Essa troca com os mais experientes é sempre muito importante.