Xterráqueo Almeida e a saga da Xterra

Xterráqueo Almeida

Há algumas pessoas que chamam a atenção por sua beleza, outras por sua simpatia e outras por sua história. Os dois últimos casos parecem ser o de nosso Xterráqueo Almeida. Assim é conhecido o nosso amigo alagoano de Maceió, José Santos Almeida. Ele é um daqueles apaixonados pela Xterra e já vai para a sua segunda aquisição desse veículo que tanto amamos.

Xterráqueo Almeida e a Xterra preta

A história do Xterráqueo Almeida com a XT começou em 2007. E a história é bastante inusitada. Vejam abaixo.

Carros Xteráqyeo Almeida
Carros robustos são uma paixão do Xterráqueo Almeida.

Vinha eu há 12 anos atrás dirigindo minha Trakker a diesel ano 2002 azul metálica por uma avenida movimentada de Maceió. O carro estava impecável parecia zero, tanto por fora como por dentro, porém o motor já tinha gastado tanto em oficina que acho que mais um pouco dava pra comprar outra.

Pois bem, mais adiante, parei num sinal. Um velhinho abre o vidro e grita:

– Quer trocar?

Eu olho e vejo uma XT preta impecável. Era tudo o que queria ouvir, pois estava louco pra me desfazer e namorava a XT há tempos! Daí acenei, pedir para encostar uns 50 metros à frente numa calçada e, em menos de 05 minutos, fizemos a troca!!!

Desfazendo-se da Xterra preta

Nosso amigo Xterráqueo Almeida parece ser um homem de sorte. Ou mesmo a Xterra o tenha dado essa sorte. Não sabemos; porém a história da venda é tão incrível como a da compra.

A Xterra preta fez parte da minha vida por 10 anos. Então manifestei interesse em vender, porém não anunciei; só falei pro Daniel que faz parte do grupo.  Rapidamente já havia interessados.

Um deles, Borges, de Natal/RN, me ligou e me pediu o valor. Em menos de uma hora, o dinheiro já estava na minha conta. Nem acreditei, pois nem ele me conhecia e vice-versa. Ele foi muito corajoso em fazer  o que ele fez. Foi o que achei num primeiro momento.

Porém, descobri que Borges  é amigo do Paulo Nóbrega aqui do grupo, o qual por sua vez conhecia o Josemar que é meu amigo e vizinho. E isso parece que facilitou a venda.  O Paulo Nobre veio de Natal para Maceió para buscar o carro na minha casa. Foi quando tive a oportunidade de conhecê-lo. Convidei Josemar e Daniel também integrantes do grupo XT, pra ver o Paulo Nobre e presenciar a entrega.

Pensando na próxima

A hora em que o carro saiu da garagem é um outro momento importante nessa saga da Xterra preta do Xtérraqueo Almeida.

Quando o Paulo pegou o carro e deu a partida, deu um certo sentimento de arrependimento momentâneo. Porém, no fundo, eu tinha um desejo de ter outra Xterra, mas tinha que ser amarela.

E o Josemar pra me instigar involuntariamente possuía duas amarelas. Logo depois que vendi, e como é peculiar a ele ajeitar carros judiados, não foi diferente. As duas ficaram top. Estava louco pra comprar, mas o momento ainda não era satisfatório.

Fiquei, então, só com o desejo na mente, esperando uma outra oportunidade para dar o bote!!!

A segunda XterraXterráqueo Almeida

A Xterra sempre foi a grande paixão de Almeida. Ele, que possui um SW4 2020 e também um Hummer, sempre teve o desejo de ter esse carro maravilhoso que é a XT. Seu design único e aventureiro sempre o instigaram a buscá-la. E dois anos de ausência parecem ter sido bastante pesados para nosso Xterráqueo.

Em outubro do ano passado foi anunciada no OLX uma XT amarela 2007, por 65 mil. Eu, de pronto, pensei: “é essa que eu quero”. Liguei, então, para o  dono na parte da manhã, fiz uma contra oferta e o mesmo não aceitou. Não confirmei que ia ficar, porém disse que a noite ligava.

Quando à noite retornei a ligação, às 19h32 min, ele me respondeu:  “já foi”. Pense no arrependimento de não ter fechado no primeiro momento. O proprietário me disse que  já tinha recebido o sinal e no dia seguinte a pessoa ia retirar e pagar o restante.

Obstinação

O desejo de comprar a Xterra não diminuiu e o Xterráqueo Almeida resolveu tomar uma atitude.

Insistente, liguei dois dias depois e, pra minha surpresa, ele disse que tinha se arrependido em vender e devolveu o dinheiro ao comprador que, por sua vez, ficou uma arara. Ouviu poucas e boas.

Então tentei jogar. Como queria muito o carro, ofereci 70 mil. Ele disse não venderia mais por preço nenhum, aí só me restou a dizer…se um dia você resolver vender me avise e me der prioridade.

Exatamente um ano depois, desse fato ele anunciou novamente no OLX e me avisou horas depois. Porém a galera do grupo estava ligada e, sabendo do meu desejo, me avisou (acho que minutos após ao anúncio. Pense num povo ligeiro!!! ).  Marcos Costa, Daniel e Thiago – esses foram os amigos que me contaram. Entrei imediatamente em contato com ele, mas havia outro obstáculo: o preço surreal de  R$89 mil!!!

A chegada da Patricinha Amarela

Xterráqueo Almeida
A Patricinha Amarela do Xterráqueo Almeida.

Depois de tanta luta, parece que o nosso Xterráqueo Almeida vai realizar seu sonho: ter uma Xterra amarela. O nome dela será Patricinha Amarela. O veículo sairá do Rio de Janeiro para Maceió e chegará à capital alagona com algumas modificações. Apesar de não ser um veículo “raiz”, não deixa de ser uma XT.

Esse carro tem muitos detalhes que vão gerar algumas polêmicas. Uns irão questionar negativamente; já outros, como eu, vão gostar ( faz parte). É uma questão de gosto e, tenho certeza, certamente algumas ideias serviram de inspiração para os amigos.

Cabe salientar que foi um projeto estudado e bem planejado e executado, procurando deixar o XT bem atualizado em tecnologia e modernização sem perder o estilo raiz do XT mantendo seu visual agressivo e aventureiro. A parte externa foi feita utilizando acessórios originais da XT tais como Quebra Mato, Spoiler na tampa traseira, logomarca cromadas. Ganhou também rodas cromadas aro 22.

Já na parte interna, o quesito tecnologia é o grande ápice com atualização no painel de instrumentos deixando um visual atualizado e moderno, local do multimídia localizado na parte alta com botão ignição Start/stop, freio de mão elétrico, bancos elétricos do Audi A5, volante com controle do som, limpador de para- brisa com sensor de chuva entre outros,

Com relação às rodas aro 22, acho que é inusitado. Nunca ninguém imaginou isso. Eu achei super bonito e interessante, pois chama muito a atenção onde passo, onde paro as pessoas vêm elogiar. Porém vou usar essas rodas aro 22 dentro da cidade; no caso de passeios e viagem irei usar as rodas originais com pneus 32. Devido a essas modificações batizei minha Xterra com nome de “Patricinha Amarela” meio que Nutella, XT de Shopping.

Prazer de fazer parte da família XT

Xterráqueo Almeida
Xterráqueos Almeida, Josemar, Paulo Nobre e Daniel.

Nós sempre ressaltamos aqui que fazemos parte de uma família. Estamos sempre ligados uns aos outros e buscamos ajudar-nos em vários momentos. E aqui vai o depoimento do nosso Xterráqueo Almeida, que mostra claramente esse caráter do nosso grupo.

Amigos, é muito bom fazer parte do grupo XT. Aqui a gente aprende mecânica, ouve dicas, tira dúvidas, conhece curiosidades automotivas, etc. E o mais importante: o companheirismo e as amizades vão aflorando, mesmo não conhecendo a grande maioria.

Outra coisa bem legal são imagens das XT nos passeios e aventuras por esse Brasil afora, sem esquecer
as histórias interessantes. Tenho os outros carros mencionados acima que são atuais e modernos, porém a XT me faz lembrar aquela música do Rei Roberto Carlos intitulada de “Calhambeque”. No trecho em que ele diz na hora exata de trocar o Calhambeque pelo Cadilac, o coração dele ficou com Calhambeque!!! bibi.Daí digo a vocês na hora exata de trocar meu XT por outro carro meu coração ficaria com o nosso amado Xterra!!! bibi.

O sentimento único de ter um Xterra é algo que Almeida também compartilha.

Finalizo aqui minha saga do Xterra afirmando que é um carro único e cada a dia vai ficando mais raro. Então aconselho que valorizem e cuidem muito bem de seus XTs: elas são pau pra toda obra e proporcionam satisfação, companheirismo e amizades. Além disso, inspiram  histórias como a minha proporcionadas dentro dos grupos XTerra pelo Brasil. Xterra é pop, é emoção é amizade, Xterra é tudo!!!