Visconde de Mauá: uma região para se lembrar

Visconde de Mauá

Viajar. Nada melhor que isso para espairecer, relaxar e se preparar para retomar a rotina do dia, não é? E há quem curta viagens para cidades grandes, metrópoles, como Nova Iorque, Rio de Janeiro, São Paulo… Mas há quem prefira a natureza e o bucolismo das cidades pequenas, tranquilas. Se você é um desses, você não pode perder uma região única, entre o Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais: Visconde de Mauá.

Visconde de Mauá

O nome da cidade se deve a Irineu Evagelista de Souza (1813-1889), um dos grandes nomes do século XIX. Tendo sido comerciante, armador, banqueiro e industrial, notabilizou-se  pela implementação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a qual leva seu nome.

A região se situa entre as cidades de Bocaina de Minas e Resende (RJ) e é composta por três vilas: Visconde de Mauá, Maromba e Maringá.

A vila

Situada em uma área de proteção ambiental na Serra da Mantiqueira, a vila Visconde de Mauá possui clima tropical de montanha com inverno rigoroso e verão suave. No inverno, de junho a agosto, a temperatura varia de – 2 a 13 ºC e não costuma chover e não é raro gear. No verão chove com mais freqüência, principalmente durante a tarde. Nessa época a temperatura varia de 8 a 27 ºC.

A natureza é o principal atrativo da cidade onde abundam rios, cascatas, cachoeiras  e piscinas naturais de águas cristalinas. Pousadas, hotéis e bons lugares para se comer também há no local. Veja aqui os principais atrativos naturais.

1) Poço do Marimbondo

visconde de mauá poço do marimbondoChegar ao poço não é uma das tarefas mais fáceis. É preciso caminhar por cerca de três horas em uma trilha íngreme pela mata. O acesso é difícil, mas quem vence o desafio é recompensado com uma piscina natural de águas tão verdes que antes era conhecida como Poço das Esmeraldas.

2) Cachoeira Toca da Raposa

Atenção, cruzeirenses! A imagem abaixo trata de uma cachoeira e não da sede do Cruzeiro, ok?

visconde de mauá toca da raposa

Toca da Raposa é formada por duas quedas, essa cachoeira está localizada a 10 quilômetros de Visconde de Mauá. Para chegar ao local, é preciso estacionar o carro e andar em uma trilha fácil por cerca de cinco minutos.

3) Cachoeira da Saudade

visconde de mauá cachoeira da saudade

Ao ver essa cachoeira, você deve estar pensando: uma quedinha assim nem mereceria destaque. Verdade. Entretanto, a trilha de dois quilômetros reserva aos viajantes nada menos que 12 quedas d’água e piscinas naturais.

Situado a  cerca de 15 quilômetros da vila, o caminho para a cachoeira se constitui a maior sequência de quedas e cachoeiras de Visconde de Mauá.

4) Cachoeira Véu da Noiva

5) Cachoeiras do Alcantilado

visconde de mauá cachoeiras do acantilado
Se a Toca da Raposa possui uma sequência de 12 quedas d’água, as Cachoeiras do Acantilado não ficam para trás. São nove cachoeiras que ficam dentro de um sítio.

6) Cachoeira de Santa Clara

visconde de mauá cachoeira santa clara
Uma das cachoeiras de Visconde de Mauá mais conhecidas e mais altas mais altas da região é a Santa Clara. Sua queda possui 50 metros de altura e forma uma piscina natural ideal para banho.

7) Poção da Maromba

visconde-de-mauá-poção-da-maromba
A apenas um quilômetro da Vila da Maromba, o poção é formado por uma queda de seis metros. No fim dela há um poço de sete metros, ideal para quem gosta de um mergulho.

8) Cachoeira do Escorrega

visconde de mauá cachoeira do escorrega
Principal atração natural da  região, a Cachoeira do Escorrega possui um tobogã natural de 30 metros formado por uma pedra bem lisa. A cachoeira fica três quilômetros acima da Vila do Maromba.
Quer saber mais sobre a região? Clique aqui e saiba  onde se hospedar e se alimentar nesse lugar mágico para se lembrar.