Carlos e suas viagens em um Xterra: desbravando lugares fantásticos

viagens em um Xterra

proprietário de xterra

Viajar pelo Brasil e conhecer as belezas que a Terra de Santa Cruz tem é algo único. Fazer essa viagens em um Xterra, então, nem se fala. Carlos, 60 anos, empresário na área de tecnologia, mora na Barra da Tijuca, no Rio e conta para nós suas histórias com essa máquina. Primeiro, saiba como tudo começou.

Viagens em um Xterra: o início

Já tive o prazer de viajar o mundo; não era justo conhecer o mundo e  não conhecer o Brasil. Daí surgiu a necessidade de um carro bom para fazer isso.  Foi quando em  2014 optei pela Xterra,  pelo fato que as opções da época eram só carros com caçamba.

Como não pretendia levar geladeira de vizinho e a  outra opção era a Pajero FULL, que é muito grande, optei pela Xterra. Isso se deu por dois motivos: o tamanho – ela é  menor – e o número de passageiros: somente eu e minha esposa usaríamos o carro..

Na época, para quem não lembra, a NISSAN e as concessionarias criavam eventos off-road para difundir a marca, a exemplo do que fazia a Mitsubish. Já em 2014 mesmo participei de um evento feito pela concessionária de BH para a serra do Cipó. Foi ali que aflorou o lado off-road.

EXPERIÊNCIA

Carlos conta também que já participou de várias expedições pelo Brasil.  Ele conta como se prepara e até como participa dessas viagens em um Xterra.

Desde então fazendo expedições com a Xterra que hoje tem 170 mil km rodados ,já andei pelo menos uns 130 mil conhecendo o Brasil . E, para trilhas pesadas, tenho outro carro preparado.

Nessas expedições, normalmente, é um grupo de amigos.  São em média 5 carros (mais que isso não acho apropriado), pois sempre dá confusão.

CONHECIMENTO

Antes de sair para uma expedição, Carlos faz uma preparação adequada. Por isso ele conhece tanto o Brasil.

Normalmente dedico um período a um determinado estado ou região.  Já andei, por exemplo, todo o SUL do brasil  ate o Chuí. Conheço quase todos os locais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Já tive também o prazer de enviar o carro de cegonha até Manaus e ir de Manaus a Roraima de carro. Participei também da TAC 2015 na Serra Raposa do Sol, indo até o  Monte Roraima pelo lado da Venezuela.

Tive o prazer de fazer todo os Lençóis Maranhenses, de conhecer CAROLINA no Maranhão, de ir ao Complexo de Pedra Caída, de ir a vários RIOS AZUIS como mostra a foto.

RECOMENDAÇÕES

Carlos também dá algumas recomendações a quem quiser participar de viagens em um Xterra.

Já fui a Bonito, no Mato Grosso,  N vezes e recomendo a todos. Também há uma sensação inexplicável em cruzar todo o Tocantins ou mesmo ir até o Delta do Parnaíba e ver centenas de Gringos praticando KITE Surf. Isso é muito bom, mas  ver lixo na água , que a maré traz, vindo do outro lado do Mundo, no entanto, não é bom.

Xterra também tem seu lado social

Carlos conta uma experiência única vivida por ele em uma de suas viagens em um Xterra. Esta aconteceu em Itamonte, Sul de Minas.

Um vez, fiz uma expedição  com grupos de amigo. Durante o evento firmamos um compromisso de ajudar uma escola da cidade, a escola”Mizael Ferreira de Carvalho” . Vocês não têm ideia da realidade. O local  fica distante de centros como Rio, São Paulo e BH.

Foi muito interessante quando algumas das participantes tiraram fotos deles com máquina digital e mostrou a eles na hora as fotos. Para eles aquilo foi algo raro (confesso que fiquei impressionado com isso).

Nesta expedição, todos encheram seus carros com tudo o que poderia ser útil (Projetor, computador, livros, etc).  A entrega vocês imaginam como foi, não? Muito show.

EXPERIÊNCIAS ÚNICAS

Carlos conta algumas outras experiências únicas, incríveis que viveu tanto dentro quanto fora do Brasil.

Como disse anteriormente, já andei muito no meu Xterra e vi cenas únicas. Por exemplo, no  Deserto do Atacama , no Chile, você tem a oportunidade de ver estradas infinitas, retas de 1.000 KM. E  acreditem, em uma dessas estradas, pude  encontrar um casal de argentinos cruzando os andes de BICICLETA. Isso, amigos, não tem preço.

Aqui no Brasil também me chamou muito a atenção o Jalapão. O lugar é indescritível: seus fervedouros, seus rios. Só indo mesmo para ver, pois foto não reproduz a realidade do local.

CAUSOS

Viagens em um Xterra também proporcionam causos únicos. Carlos nos conta um desses agora.

– Em uma cidade muito pequena quase um vilarejo próximo a Lençóis, na Chapada Diamantina, viajávamos em 4 carros. Éramos 8 pessoas. Entramos na cidade  – muito simples, bem limpinha – e paramos para tomar um café.
Quando então pergunto a um senhor:
– Amigo, tem café?
– Tem não, mas posso fazer, disse ele.
Respondi agradecido.
Enquanto ele fazia o café, ficamos apreciando as fotos na parede da venda. Foi quando vimos uma foto em preto e branco onde aparecem 3 homens sendo um deles CHE GUEVARA.
Café pronto, pergunto ao cidadão:

– Você é admirador de Che Guevara?

– Não, responde ele. Os outros eram meus amigos. Por acaso, ele está na foto.

Conversa vai, conversa vem, começo a perceber  que aquele senhor não é e um roceiro, caipira , sem instrução. Essa, inclusive, foi a minha primeira impressão. Então comento com ele isso e ele então me contou resumidamente sua história.

DESIMPORTÂNCIA

   O  senhor com quem conversei me contou que era  bem financeiramente. Tinha veleiros, bastante dinheiro  e, por problemas familiares, largou tudo e foi para aquele lugar.

  Perguntei então como ele acabou fazendo aquilo. A resposta que ele me deu vou levar para a vida. Segundo ele, “largar tudo e vir para cá é exercitar a arte da desimportância”. Por isso ele não se importa mais com relógio, celular , internet e outras coisas. E sabe o que é o melhor? Dava para ver que ele estava muito feliz.

CURIOSIDADES A BORDO DE UM XTERRA

Quem faz viagens em um Xterra pelo Brasil conhece muita coisa. E muita coisa interessante tem para contar. No Paraná, perto da fábrica da Nissan, Carlos viveu uma situação inusitada,  há cerca de dois anos.

Estou eu no posto abastecendo a Xterra e o frentista de mais ou menos 20 anos olha o carro e fala.
   –  Trabalho aqui há 3 anos e nunca vi este carro da Nissan. Lançamento?
   –  Sim, vim aqui só para pegar – respondi.  Acabaram de lancar..
      Fiquei impressionado.Ele nunca havia visto uma Xterra.

CONVERSA?

Carlos viaja muito e conhece muitos lugares, mas um deles lhe chamou a atenção.

Certa vez fui ao  interior de Pernambuco. Lá encontrei um shopping com 10 mil lojas, estacionamento para 6.000 carros e 58 restaurantes. 

         Ok, você vai dizer que eu sou maluco, mas o lugar existe e fica em Santa Cruz do Capiberibe. Lá só vende roupas
e abre só segunda e terça. Este é o Brasil que muitos não conhecem.

Em tempo, o shopping ao qual Carlos alude existe e é o maior centro atacadista de confecções do Brasil. Quem quiser conhecê-lo, clique aqui.