água X terra

Tiradentes: muito além da história e das igrejas

tiradetntes

Ir a Tiradentes é viver uma rica experiência não só histórica como também religiosa. A cidade mineira, aconchegante e charmosa, possui belíssimas igrejas no estilo rococó além de um artesanato muito privilegiado e uma gastronomia diferenciada. Porém, para os amantes do 4×4 e do off-road, vamos desbravar as belezas naturais dessa cidade tão incrível. Conheçamos então algumas atrações.

1) Cachoeira do Mangue

cachoeira do mangue tiradentesSituada em mata ao sopé da serra de São José,  essa cachoeira possui  quedas d’água que caem entre as rochas, formando deliciosas piscinas naturais. Seu fundo é pedregoso e suas piscinas possuem diferentes funduras, fazendo-se necessário tomar cuidado durante os banhos.

A cachoeira recebe esse nome, pois, em seu topo,  encontra-se o mangue. Essa é uma área plana de aproximadamente 1000 metros, que permanece alagada em razão das nascentes próximas.

2) Cachoeira do Urubu

cachoeira do urubu tiradentesOutra boa atração natural é o Complexo da Cachoeira do Urubu. O local  se destaca pelas belas quedas e poços naturais que se formam ao longo do curso do rio.

Para chegar ao local, não faltam aventuras. Uma pista sinuosa e esburacada que se inicia próxima à entrada da Gruta Casa da Pedra, no KM 250 da BR 265, entre Tiradentes e São João del Rei aguarda os apaixonados pelo off-road. Fora a diversão, ainda há a bela recompensa do banho nessa cachoeira maravilhosa.

3)Cachoeira do Bom Despacho

cachoeira do bom despacho tiradentesOutra beleza natural de Tiradentes é a cachoeira do Bom Despacho. Bela e de fácil acesso, pode ser acessada facilmente por quem pega a Serra de São José. Apesar de não ser muito grande, suas águas são tranquilas e ideais para crianças nela entrarem.

É possível estacionar o veículo bem próximo ao local e aproveitar as águas que descem da Serra de São José. A área conta com uma pequena represa que dispõe de águas tranquilas para crianças, por exemplo. Além disso, o local conta com infraestrutura para que todos possam curtir a natureza.

Passeio off-road em Tiradentes

passos dos fundadores tiradentesNão só as cachoeiras vão alegrar os apaixonados por off-road. Um passeio também pela Estrada Passos dos Fundadores com trilhas  até a base do Pico dos Muares e aos vilarejos do Bichinho e cidade de Prados também fazer a alegria de muito Xterráqueo, não é?

Pelo caminho, a mata Atlântica, fazendas, paredões da serra, vista panorâmica da região, trilha em cavas. Além disso, pode-se ver o vilarejo do Bichinho e a cidade de Prados.

Gostou das dicas? Agora é só pegar sua máquina e botá-la para explorar essa cidade fantástica que vai ficar para sempre na sua memória.

Adicionar Comentário