Tibagi, um refúgio para os

amantes do off-road

Tibagi

Quem busca um local com sossego e boas opções para o off-road precisa conhecer uma cidade em especial. O nome dela é Tibagi. Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município, que fica a 216 km da capital Curitiba é aquele típico refúgio para os amantes do off-road. E podem listar três motivos para isso.

  1. Tibagi é aquela típica cidade que possui várias fazendas com aquele café colonial que deixa qualquer um satisfeito.
  2. Calmaria. Lá você pode descansar a cabeça. Nada de trabalho, chefe, clientes, seja quem for para tirar sua paz.
  3. E esse é o motivo mais importante: o local é ótimo para o off-road.

Opções de off-road em Tibagi

Para aproveitar e tirar o máximo proveito de seu 4×4 na cidade paranaense, recomendamos 3 atrações: o Parque Estadual Guartelá, os saltos Santa Rosa e Puxa Nervos.

1) Parque Estadual do Guartelá

parque guarteláO Parque Estadual do Guartelá, cujo nome parece ser uma corruptela da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico” é um paraíso para quem ama off-road.

Criado em 1992 com o objetivo de assegurar a preservação dos ecossistemas típicos, ele conta com a impressionante duas grandes atrações. A primeira delas é Cachoeira da Ponte de Pedra, que apresenta a formação de uma ponte cortando a queda;  a outra são os Panelões do Sumidouro, verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais.

Cachoeira da Ponte de Pedra

cachoeira da ponte de pedra tibagi

Uma beleza impressionante! Talvez essa seja a melhor definição da Cachoeira da Ponte de Pedra. Situada nas margens do Cânion do Guartelá, essa queda d’água chama a atenção pelo seu formato (parece uma escada) e sua altura (120 metros). A nota ruim é que não é possível tomar banho lá, mas a vista já vale muito a pena.

Panelões do Sumidouro

Ainda no Cânion Guartelá, é possível

panelões
Parque Estadual do Guartelá – entre Tibagi e Castro – PR

encontrar os Panelões do Sumidouro. que Essas formações rochosas parecem banheiras de hidromassagem naturais. Principalmente em dias quentes, é possível entrar nos panelões e recarregar suas energias nesse delicioso banho de rio.

2) Cachoeira Puxa Nervos

cachoeira puxa nervosA 18 km do centro da cidade, fica a Cachoeira Puxa Nervos. Ela é uma bela queda d’água de 50 metros e um ótimo destino para praticantes de rapel em cachoeira (cascading).

Além dessa queda maior, há no seu leito piscinas naturais e outras pequenas cachoeiras. Para acessar o local, é preciso pagar uma taxa, pois ela se situa em uma propriedade particular.

Nessa cachoeira é possível banhar-se, mas, vale lembrar que não possui um poço para isso.

3) Salto Santa Rosa

salto santa rosa

Outro local muito bom para quem quer aventura é o Salto (cachoeira) Santa Rosa,  uma queda d’água de 60 metros que forma uma piscina natural, com cachoeiras menores acima. É um local tranquilo, aconselhável para aqueles que procuram descansar.

Lá é possível praticar esportes como rapel, trekking ou mesmo acampar. E, para quem gosta de um clima de mistério, há uma lenda de que em noite de lua cheia os moradores da região veem a imagem de um padre sob as águas.

Assim como na Puxa Nervos, é preciso pagar para visitar o local, que fica em uma propriedade particular.

Como você vê, Tibagi é uma excelente opção para quem gosta do off-road.