"> Serra do Cipó e suas belezas naturais - agua X terra
agua X terra

Serra do Cipó e suas belezas naturais

Serra do Cipó

Minas Gerais e suas serras. Serra da Canastra, Serra do Rola Moça, Serra do Cipó. Lugares lindos que encantam quem busca aventura, descanso e natureza.

Neste post, vamos conhecer um pouco de algumas cidades que estão na Serra do Cipó: uma região, como diria Jorge Benjor, linda e bonita por natureza.

Sete  cidades formam o local, que se encontra na Serra do Espinhaço: Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro,  Itambé do Mato Dentro, São Joaquim, Jaboticatubas, Morro do Pilar e Nova União. Hoje vamos conhecer a primeira dessas cidades: Santana do Riacho.

Santana do Riacho

Santana do Riacho é uma cidade pequena, de cerca de 5 mil habitantes, situada a 123 km de Belo Horizonte. Sua história remonta a 1744, mas sua emancipação política de Jaboticatubas só se deu em 1962.

Os atrativos da cidade são, em sua maioria, naturais.  E não são poucos. Vamos a eles.

 

Parque Nacional da Serra do Cipó

Criado em 1984, o Parque Nacional da Serra do Cipó possui uma extensão de 33.800 ha e abrange quatro das sete cidades em torno da Serra: Santana do Riacho, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro e Jaboticatubas.

Rios, cachoeiras, cânions, cavernas. Tudo isso faz parte desse local de beleza excecpcional que recebeu do paisagista Roberto Burle Marx o título de Jardim do Brasil.

Sua flora é riquíssima e conta com mais de 1700 espécies assim como sua fauna com vários insetos, anfíbios, mamíferos, répteis.  Uma imensidão de outras formas que convivem em um ambiente montanhoso faz parte desse paraíso mineiro.

O Parque funciona todos os dias, exceto Natal e Ano Novo, e a entrada nele é gratuita.

Cachoeira Grande

erra do cipó cachoeira grande

Situada próximo da entrada do parque, e fica a 100m da portareia da Zareia. A cachoeira fica a 1 km da portaria.

Cachoeira da Farofa

serra-do-cipo

Uma cachoeira exuberante, a 8 km da entrada do Parque, sendo dois deles de caminhada pelo calcário. O local compensa o esforço.

Cachoeira Serra Morena

Próxima ao centro de Santana do Riacho, está a cachoeira Serra Morena. Não se trata de uma grande queda d’água, mas de uma cachoeira média, com água gelada.

Situada em uma propriedade particular, o acesso a ela custa 30,00 por pessoa. O visitante, no entanto, tem direito a entrar em outros dois poços.  O local possui restaurante e estacionamento.

Cachoeira do Bicame

serra-do-cipo

Situada numa reserva particular, a 15km de Lapinha da Serra, distrito de Santana do Riacho, está a cachoeira do Bicame.

Suas quedas chegam a 25 metros, seu poço é fundo em alguns pontos e o local é ótimo para mergulhos e banhos. Seu poço é cobreado e a caminhada para chegar até ela é longa (mais de 12km). Mas o esforço é compensado pela beleza local.

Cânion das Bandeirinhas

serra-do-cipo

Outro atrativo de Santana do Riacho é o cânion das Bandeirinhas. Com 80m de altura e 4 km de extensão, o local apresenta uma sucessão de cascatas, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas e fundo de pedras claras.

Para quem deseja visitá-lo, são 12km só de ida desde a entrada do Parque até lá. São 3h30 de caminhada, numa passeio que levará o dia todo. A vista e a diversão valem o esforço.

Quem gosta de cachoeiras vai gostar dessa aqui.

Adicionar Comentário