Santa Bárbara: charme e história na Serra do Caraça
Serra do Caraça: uma região de incrível beleza. A pouco mais de 1h de Belo Horizonte, a região oferece muitos atrativos para quem gosta de natureza e história. E uma das cidades mais visitadas dessa região é Santa Bárbara.
Com pouco mais de 30 mil habitantes, Santa Bárbara está a 98 km da capital mineira e é um refúgio para quem a visita. Conjugando ares do século XVIII com a arquitetura atual, a cidade, que tem na mineração sua principal atividade econômica, é considerada uma das mais bonitas de Minas Gerais.
Fundada em 1704, a cidade, que também é conhecida por seu famoso mel, completa, em 4 de dezembro, 314 anos, sendo uma das mais antigas de Minas Gerais. Seu centro histórico é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), constituindo-se um dos principais pontos turísticos da cidade. Entre eles destacam-se:
IGREJAS DE SANTA BÁRBARA
Como toda cidade histórica, Santa Bárbara possui várias igrejas que carregam consigo traços do rococó – estilo arquitetônico que se situa entre o Barroco e o Neoclássico. Entre elas, a igreja de Santo Antônio (acima), construída em 1724. Pinturas de mestre Ataíde são uma das atrações da igreja, considerada a matriz da cidade tricentenária.
O estilo, bastante desenvolvido no interior de Minas, está presente também em outras igrejas.
MEMORIAL AFFONSO PENNA
Outra atração histórica é o Memorial Affonso Penna, dedicado a Affonso Augusto Moreira Penna. Cidadão santa-barbarense, Affonso Penna foi o 6º presidente da República, tendo governado o Brasil entre 1906 e 1909. A casa, muito ampla e bonita, por sinal, conta muito da trajetória de seu filho mais ilustre.
CACHOEIRAS
Santa Bárbara também tem suas belezas naturais. Suas cachoeiras, em especial, chamam a a tenção dos turistas. No entanto, para conhecê-las, é preciso ir ao distrito de Conceição do Rio Acima. É lá onde se encontram as principais quedas d’água: do Gambá e do Capivari.
PARQUE RECANTO VERDE
Outra atração da cidade é o Parque Recanto Verde. Situado no centro de Santa Bárbara, o local possui extensa área de mata preservada. São mais de 40 hectares de vegetação característica de Mata Atlântica e Cerrado.
O lugar é excelente para a prática de esportes, como caminhada. Famílias também vão ao local para fazer piqueniques, descansar. Além disso, o local serve como ótimo cenário para fotos de diversos tipos.
Com tantas belezas naturais e tanta história para ser conhecida, que tal conhecer esse pedacinho de céu chamado Santa Bárbara?
Veja também: São João Batista do Glória: cachoeiras que encantam
1 Comentário