Rota das Emoções piauiense.
Praias e lugares únicos.
Depois de passarmos pelo Ceará, vamos agora conhecer a Rota das Emoções piauiense. Para isso, viajaremos por quatro cidades: Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande e Parnaíba.
1) Rota das Emoções piauiense: Cajueiro da Praia
Cajueiro da Praia é a porta de entrada da Rota das Emoções piauiense. Tendo como principal atração a Praia Grande, a cidade de cerca de 8 mil habitantes oferece um contato diferenciado com a natureza.
Seu mar com cavalos-marinhos também atrai diversos turistas bem como seu pôr do sol belíssimo.A praia se situa no povoado de Barra Grande e é um lugar onde muitos kitesurfistas vão, devido a seu vento constante. O local é também ótimo para práticas esportivas como o caiaque e o stand up padle (SUP) e o remo em pé.
A cidade ainda possui um atração única: o Cajueiro Rei. Com seus 8.810 m², ele é considerado o maior cajueiro do mundo.
2) Luís Correia
Se a sua vibe é realmente buscar mais praias, Luís Correia é o local ideal. A cidade de pouco mais de 27 mil habitantes, é um verdadeiro paraíso nesse sentido. Conheça abaixo algumas das principais atrações do município.
1) Praia do Atalaia
A praia do Atalaia ou Amarração se destaca pela sua extensa faixa de areia e por seu calçadão – ótimo para prática de atividades físicas.
Para quem curte uma bicicleta, corrida ou mesmo para passear em família, ela é uma excelente opção. E, por estar no centro de Luís Correia, essa é a praia mais movimentada da cidade.
2) Praia Macapá
A Praia Macapá , por sua vez, é melhor para quem procura um local mais isolado e uma natureza bem preservada. O visual é muito bonito, com pouca movimentação. Além disso, possui bons lugares para apreciar a comida local.
3) Praia do Coqueiro
Esse é o lugar ideal para quem gosta de praias movimentadas. Lá ocorrem vários eventos de kitesurf que chamam muita atenção da população local.
Porém, apesar disso, há uma parte da praia, com piscinas naturais, formadas por corais, a qual é mais tranquila e ótima para se ir em família.
4) Praia Carnaubinhas
Talvez essa seja a praia mais interessante para quem ama o off-road. Pouco sinalizada e de difícil acesso, é uma das mais paradisíacas e desertas. No seus arredores, carnaúbas cobertas por dunas, além de águas calmas e cristalinas. É possível também aproveitar as piscinas naturais que se formam quando a maré está baixa.
Também vale conhecer a Árvore Penteada – um tamarineiro que tem suas folhas assim devido aos fortes ventos litorâneos que “penteiam” sua copa.
3. Ilha Grande
Seguindo mais adiante a Rota das Emoções piauiense, chegamos a Ilha Grande. Talvez esse seja, entre todas as cidades do percurso, a mais interessante para se visitar.
Maior das cinco ilhas criadas a partir do encontro do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, o local tornou-se cidade apenas em 1997.
Ilha Grande possui belas dunas, belíssimas praias e manguezais. Outra atração é o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Pobres, que possui um mirante para que se possa apreciar as estonteantes belezas naturais do lugar.
4. Parnaíba
A cidade de Parnaíba é a segunda maior do Estado, com cerca de 150 mil habitantes. Lá é onde fica o Delta do Parnaíba, que se estende até o Maranhão. E belezas naturais não faltam.
1.Porto das Barcas
A porta de entrada para o Delta do Parnaíba é justamente o Porto das Barcas. O local, que abriga ruínas de monumentos históricos, possui armazéns construídos no século XX para estocar cera de carnaúba e babaçu. É possível ainda encontrar artesanatos da região, bem como peças diversificadas, como a opala de Pedro II, quadros pintados por artistas locais, arte santeira e também lembranças do Delta.
2. Praia Pedra do Sal
Terminando nosso roteiro pela Rota das Emoções piauiense, chegamos à Praia Pedra do Sal. Esse é um lugar exótico e que chama atenção pela formação de crostas de sal nas pedras graníticas que invadem o mar.
Quando a maré está baixa, suas pedras guardam poças d’água que evaporam e deixam esses montículos de sal. Suas ondas fortes são excelentes para a prática do surf e do kitesurf.
Do outro lado da praia, ondas mais calmas tornam-na propícia para a pesca e o descanso.
Acabando esse passeio, vamos para o lado maranhense da Rota das Emoções.
Deixe uma resposta