Rota das Emoções maranhenses:
um passeio imperdível
Depois de passar por Ceará e Piauí, hoje vamos embarcar na Rota das Emoções maranhenses. Belezas naturais indescritíveis aguardam os visitantes que vão passar principalmente pelos famosos Lençóis.
Vamos conhecer um pouco as belezas das cidades desse percurso.
1. São Luís: uma bela capital na Rota das Emoções maranhenses
Capital do Maranhão, São Luís é o início de nossa rota. Fundada pelos franceses em 1612, ela tem muitas histórias para contar. Mas neste momento vamos passar por duas praias: do Amor e Caúra.
Praia do Amor
A Praia do Amor é um lugar bastante interessante para se visitar. Mais distante do centro da cidade, ela é acessada a partir da BR 135 e, para chegar até lá, é preciso fazer uma caminhada de 1km a pé. Está situada em uma reserva da marinha e é um lugar lindíssimo para se visitar.
Praia do Caúra
Essa praia fica, na verdade, em São José do Ribamar, próxima a São Luís. Suas águas são mais quentes e ótimas para se banhar. Sua bela vista composta por falésias avermelhadas a torna ótima para caminhar no fim de tarde pela orla e assistir a um inesquecível pôr do sol. Vale a pena pegar uma embarcação para chegar a essa beleza escondida perto da capital.
Parque do Itapiracó
Mais dentro da cidade de São Luís está o Parque do Itapiracó. São mais de 332 hectares, com 3 praças grandes e 13 praças menores,trilhas ecológicas e pistas de cooper. Além disso possui 10 km de calçadão para caminhar.
Esse é um local ótimo local para passear em família e curtir a natureza.
2) Araioses
Continuando a Rota das Emoções maranhenses, chegamos à cidade de Araioses. Com cerca de 40 mil habitantes, o local é repleto de belas praias para se conhecer. Vejamos algumas delas.
Ilha do Caju
A Ilha do Caju é um espetáculo para quem ama a natureza com toda a beleza que ela pode proporcionar. Além de belíssimas piscinas naturais, é possível encontrar por lá muitas aves, répteis, quelônios e mamíferos. Vale e muito a pena a visita a esse belíssimo local.
Praia do Feijão Bravo
Do lado maranhense do Delta do Parnaíba, está a praia do Feijão Bravo. Belíssimas piscinas naturais e o encontro do rio com o mar são algumas das maravilhas a serem apreciadas. A outra beleza? As dunas de areia muito fina, que encantam os seus visitantes.
3) Lençóis Maranhenses
Talvez esse seja o ponto mais esperado da Rota das Emoções maranhenses.
Abrangendo as cidades de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves, muitos dizem que é um paraíso brasileiro. Neste post não conseguiremos visitar cada uma dessas belezas, mas vamos apresentar algumas maravilhas dessa região incrível.
Circuito Lagoa das Emendadas – Santo Amaro
Dunas grandiosas, formações de areia espetaculares e muitas lagoas de águas sempre coloridas. Isso é o que pode esperar o visitante desse local fantástico e que muito agrada a quem ama 4×4.
Primeiro porque para se chegar à Lagoa das Esmeraldas, só é possível de 4×4. Depois é preciso parar em um local e andar a pé por algumas horas. Mas o visual vale e muita o esforço. O visual é espetacular e não será difícil perceber que esse é o mais belo passeio de um dia em todo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Rota das emoções maranhenses – Circuito Lagoa Bonita – Barreirinhas
Outro passeio imperdível para quem visita os Lençóis Maranhenses é o Circuito Lagoa Bonita, o qual, junto com o da Lagoa Azul, é essencial para ser visitado. Porém, para quem ama off-road , este parece ser o mais interessante dos roteiros de |Barreirinhas.
Primeiro, uma subida de 30m de altura de duna. Depois, uma travessia de balsa no rio Preguiça faz o passeio ser ainda mais interessante. E o caminho entre as dunas muitas vezes é feito a pé. Então, além de muita beleza natural, a adrenalina torna a aventura ainda mais interessante.
Entre as belas lagoas do Circuito estão as do Maçarico, do Clone (onde foi filmada a novela O Clone) e, a Lagoa Bonita. Gaste um dia para fazer esse roteiro e aproveite.
Atins: o fim da rota
Para terminarmos nossa Rota das Emoções, um local paradisíaco para…descansar. Esse é o intuito de quem vai a Atins. Ruas de areia, dunas, praias e kitesurf. E o melhor de tudo: desconhecida e menos acessível.
Para chegar lá, é preciso ir de 4×4 ou de barco. O local possui apenas uma praia, mas ela é belíssima e vale a pena visitá-la e passar o dia por lá. O visual compensa e muito.
Muitas outras belezas naturais existem nessa rota. Conhece-as? Conte para nós.
Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.