Acesse nossa loja virtual ! e conheça nossos produtos! Compre de qualquer lugar do Brasil. Boas compras!

Ouro Preto

e suas cachoeiras

ouro preto

Ouro Preto e seus encantos naturais

O Brasil tem muitas cidades interessantes e que atraem diversos turistas. E um dos caminhos mais conhecidos desse imenso país é a Estrada Real. Com mais de 1700 km, o percurso abrange quatro caminhos: Velho, Novo, dos Diamantes e Sabarabuçu e passa por três Estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. E uma cidade se destaca logo quando se fala em Estrada Real: Ouro Preto.

Ouro Preto, que durante algum tempo se chamou Vila Rica, chegou a ser a sede do governo mineiro. Cidade que conserva o ar da Inconfidência Mineira, ela encanta por seus casarões antigos, por suas de pedra-sabão. Mas também por suas paisagens naturais que, assim como suas igrejas barrocas também encantam.  Vamos então conhecer alguns lugares em Ouro Preto para os amantes do off-road.

1) Lavras Novas

Para quem gosta do 4×4, se for a Ouro Preto, precisa ir a Lavras Novas. O arraialzinho de paz e aconchego em meio à antiga capital mineira é pródigo em paisagens encantadoras e principalmente  cachoeiras. Conheça aqui algumas delas.

Cachoeira do Castelinho

ouro preto cachoeira do castelinhoTambém conhecida como cachoeira da Chapada,  essa cachoeira se situa no município da Chapada, a 9 km de Lavras Novas.

Essa cachoeira é bastante visitada; portanto, se a sua intenção é sossego, você pode subir um riozinho que deságua na Chapada. Lá há  muitos pocinhos que ficam sempre vazios.

Para quem quer aventura, ao invés de descer suba até o final desse riozinho, onde há uma linda caverna com três quedas d’água. Ainda que o percurso possua muitas pedras e obstáculos, o resultado compensa e muito no quesito emoção.

Cachoeira do Falcão

ouro preto
Cachoeira do Falcão

Com um poço mais raso, ela é excelente para levar crianças para nela tomar banho. Mais próximo à queda d’água, há um poço mais fundo onde os adultos podem se banhar em segurança.

Cercado por mata nativa, é um local que proporciona lazer e tranquilidade.

 

Cachoeira dos Namorados

Ouro Preto
A Cachoeira do Castelinho, mais conhecida como cachoeira da Chapada

Local ideal para quem quer justamente…namorar.  Sua piscina natural é de fundura média e embaixo da queda d’água há pedras onde se pode sentar e tomar um delicioso banho de cachoeira.

Situada a 5,5km de Lavras Novas, o local pode ser acessado a pé, de bike ou a cavalo. Uma boa opção para quem quer, além do off-road, uma dose de amor natural.

    Cachoeira dos Prazeres

ouro preto
Cachoeira dos Prazeres

Situada a 4km de Lavras Novas, essa cachoeira está próxima ao Parque Estadual do Itacolomi. Belíssima e pouco acessada, mantém muitas de suas características originais.

Cachoeira dos Três Pingos

ouro preto
Cachoeira dos Três Pingos

Essa cachoeira recebe esse nome devido a suas três quedas d’água. Com poço raso, é ideal para levar crianças e pode ser acessada de bike ou mesmo a pé.

2) Parque Natural Municipal
da Cachoeira das Andorinhas

ouro preto
Parque das Andorinhas

Ouro Preto é uma cidade incrível em suas belezas. E elas não se resumem apenas a Lavras Novas.

Em Morro de São João, outra beleza natural é o Parque Natural Municipal da Cachoeira das Andorinhas. São 550 ha de lindas paisagens e diversas formações rochosas. Nesse local se encontra a nascente do Rio das Velhas, um dos mais significativos de Minas Gerais. Escondida em um cânion, essa é uma cachoeira de rara beleza.

 

3) Parque Vale dos Contos: história e natureza no centro de Ouro Preto

ouro preto
Vale dos Contos

O local data de 1799 e se chamava Horto Botânico de Vila Rica, tendo sido idealizado pela Corte Portuguesa para a aclimatação de plantas. Especiarias, como o cravo da Índia, a canela, a pimenta e árvore-pão eram cultivadas para gerar desenvolvimento para as localidades.

Reconstruído em 2008, o  local ganhou vida. O espaço de lazer de 360 mil metros quadrados  recebeu um intenso tratamento paisagístico e a instalação de trilhas e espaços de receptivo (cantinas, quadras, praças, mirantes e auditórios).

4) Parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto

ouro preto
Parque Estadual do Itacolomi

Com cerca de 7500 ha  de montanhas e vales, o parque  resguarda o rico patrimônio natural, histórico e cultural. Florestas, campos além do Pico do Itacolomi, referência dos viajantes e aventureiros em busca de ouro e pedras preciosas em fins do século XVII fazem integram o local.

Dentro do Parque do Itacolomi ainda se encontram a Casa Bandeirista, a Fazenda do Manso e o Museu do Chá.