"> Uma nova Xterra no pedaço. Veja a história de Luciano e Suzzi Queiroz.
agua X terra

Uma nova

Xterra no pedaço

nova Xterra

Atenção, amigos Xterráqueos! Há uma nova Xterra rodando no pedaço! Não. Infelizmente, a notícia não é de um novo lançamento desse carro que tão amado por todos nós. Sinto muito desapontá-los. Estamos falando, sim, da nova Xterra de Luciano e Suzzi Queiroz, nossos amigos do Caminho Traçado.

Esse casal, que já viajou mais de 80 mil km pelo Brasil, mantém um site, além de perfis no Twitter, Instagram, uma página no Facebook e um canal no YouTube. Todos eles contando sobre suas viagens de Norte a Sul do país.

Sua última aventura durou seis dias e foi na nossa famosa Serra da Canastra. Eta lugar lindo que nunca sai do nosso coração com suas belezas naturais e sua gente hospitaleira! Esse casal paulista esteve lá por seis dias e aproveitou muito o local.

Mas não é para falar sobre a viagem deles este post, mas para contar sobre a nova paixão de Luciano e Suzzi: sua nova Xterra.

nova XterraA nova Xterra

Bom, para falar sobre a nova Xterra, aliás, a Xterra (essa é a primeira que o casal possui) ninguém melhor que o próprio casal, não é?

Tínhamos uma Pajero TR4 2012 e rodamos nela durante muito tempo por todo o país. Porém, queríamos trocar de carro. Depois de muito tempo de pesquisa em grupos especializados, questionando aspectos técnicos dos 4×4 diesel na faixa de R$40 a 50.000,00, discutindo manutenção, pontos fortes e fracos, as respostas eram quase sempre unânimes em recomendar a XTerra para o nosso caso. E, para a gente era até estranho. Como foi um veículo que teve relativamente poucas unidades fabricadas no Brasil, não sabíamos nada sobre ela!

Até que, numa daquelas conspirações do universo, recebemos uma mensagem nos oferecendo uma troca no estilo “chave com chave”.Uma Nissan XTerra 2004 em nossa Pajero TR4 2012. Era o carro que a gente queria, do jeito que a gente queria. E, principalmente na condição que a gente podia.Pensamos uns dois minutos e meio e aceitamos a oferta, conta Luciano.

Como dissemos anteriormente, a mudança de carro é recente. E, segundo Luciano, ela veio na hora certa.

Essa troca aconteceu em junho desse ano, num ótimo momento pra gente. Havíamos acabado de chegar de uma expedição de 30 dias pelo estado de Tocantins e iríamos passar um tempo em casa organizando as imagens e cuidando de nossos afazeres. Então seria perfeito pra fazer algumas modificações que a gente pretendia sem comprometer nossa agenda.

nova XterraTransformação da Xterra

Xterra na garagem, chegou a hora de… colocá-la no eixo. E o casal não perdeu tempo. E, ao invés de levar para uma oficina, pôs a mão na massa. É o que relata Luciano.

Assim que pegamos a XTerra, começamos o trabalho de transformação dela no estilo “faça você mesmo”. Quase tudo foi feito no quintal de casa. Pintamos capô, tampa traseira, teto, instalamos para-choques de aço da Iron Off-road, guincho elétrico de 12mil libras. Instalamos pneus MUD medida 31×10.5, barra de led, barraca de teto. E ainda construímos uma cozinha no porta-malas, trocamos o bagageiro original por um de expedição…

O resultado dessa transformação você pode conferir aqui.

Ficou interessado em ver a cozinha? Basta conferir este link.

Pondo a nova Xterra à prova

Após fazer as transformações, era hora de pôr à prova a nova Xterra. Até  porque o casal, durante cinco meses, passou o sofrimento de rodar apenas 5 mil km. E no asfalto. Luciano conta como foi esse período de transição.

Nesse tempo todo de quase 5 meses parados em casa, rodamos cerca de 5mil km com a XTerra, mas tudo em asfalto. Precisávamos então colocá-la à prova pra analisar a viabilidade de algumas modificações e testar de verdade o uso do 4×4. E, para isso, escolhemos revisitar a Serra da Canastra, num roteiro que contemplasse toda a enorme área do parque, selecionando alguns pontos de que a gente mais gosta lá! A escolha se deu por ser um local que a gente conhece bem e também porque teríamos uma referência pra comparar o desempenho da XTerra com outros veículos que tivemos, conta Suzzi.

Impressionante

O resultado, para o casal, foi impressionante. E, com certeza, trouxe para o grupo mais um Xterráqueo apaixonado.

Adoramos nosso novo carro! Inexperientes no uso do diesel e ainda com um certo receio no uso off-road pelo tamanho e peso do carro, ficamos totalmente impressionados com desempenho dela! Com certeza será nosso veículo de expedições por muito tempo daqui pra frente, comenta Luciano.

Novos desafios

O casal, que ainda está editando o material sobre a Serra da Canastra, não para. Logo após o Natal, um desafio ainda maior: a Patagônia chilena e argentina.

Boa sorte aos novos Xterráqueos!

4 Comentários

  • Não tenho uma Xterra mas tenho uma Frontier 2003 mesma mecânica da Xterra. Excelente veículo não abro mão dela. Faço trilha com ela .jumelos Bytrotta etc… veículo preparado para qualquer terreno .Frontier é força bruta. Trilha Bicudinha, Batman túneis etc.
    YouTube: trilha nos túneis de Sabará com os amigos-Gustavo Lacerda.
    Aventuras serra cipó
    Casa de Pedra em Fechados e muito mais.
    Feliz 2020 à todos xterraqueos.
    São os votos da Lacerda Transporte Executivo.
    Att.lacerda

    • Obrigado Lacerda belas belas palavras. Vamos marcar de andar juntos aí em Belo Horizonte. Feliz 2020 para você também!