Mitsubishi 20 anos de fábrica no Brasil
Mitsubishi 20 anos, com 14.000 m2 em 1998, planta de Catalão (GO) produzia a primeira L200 em solo nacional; hoje a fábrica tem tecnologia de ponta, um dos mais modernos sistemas de pintura do País e conta com mais de 247.000 m2 de área construída.
Vinte anos. De inovação, de qualidade em cada lançamento. Essa é a marca da Mitsubishi Motors que, há 27 anos, se encontra em terras brasileiras, mas há duas décadas se instalou no interior de Goiás.
Com DNA 4×4, a Mitsubishi comemora essa conquista com muito orgulho de cada passo dado. O primeiro deles foi a construção da fábrica, em Catalão, conforme indica Robert Rittscher, diretor de operações da empresa.
A construção da fábrica foi uma conquista e tanto para a época e que marcou muito a história da nossa empresa. Com ela, superamos vários desafios e estamos preparados para o futuro
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https://youtu.be/agXSPCqzwKM
Benefícios mútuos
Tendo produzido mais de meio milhão de veículos em solo nacional, a Mitsubishi foi muito bem acolhida pela população catalana. Em compensação, trouxe progresso para a cidade.
A cidade de Catalão e o Estado de Goiás nos acolheram e essa parceria foi um grande sucesso. Chegamos, muito bem recebidos aliás, em um município de 50 mil habitantes – que hoje já beira os 100 mil. Aquecemos a economia da região e propiciamos empregos, renda e carreiras para profissionais que realmente fazem a diferença.
Se a cidade expandiu, o mesmo se pode dizer da Mitsubishi. Se quando produziu sua primeira picape, a L200, a fábrica possuía uma área de 14.000m2, hoje são mais 247.000m2. Ou seja, em 20 anos, ela aumentou em 1764% o tamanho de sua área.
Hoje a fábrica possui uma infraestrutura completa para a produção. Solda (chassi e carroceria), tratamento anticorrosivo, pintura tri-coat, fábrica de motores, linha de montagem, inspeção final e envio, todos os procedimentos são feios em Catalão. E isso é um diferencial enorme para a empresa, segundo o diretor industrial Fernando Matarazzo.
Fazemos a inspeção e testes reais de rodagem em 100% dos veículos que são fabricados. Isso que garante a fidelidade dos produtos à qualidade requerida.
Além disso, a empresa se destaca pela versatilidade na fabricação de seus veículos. Com uma capacidade de montar até 30 diferentes versões de veículos simultaneamente, a Mitsubishi está pronta para entregar o que há de melhor para os amantes do 4×4.
Crescimento planejado
Para crescer, é preciso estar preparado. E planejamento é fundamental para isso. E a Mitsubishi não foge a essa regra. Durante esses 20 anos, a fábrica passou por dois grandes planos de investimentos. Foram eles os responsáveis pela ampliação da capacidade produtiva e na produção de novos produtos.
O primeiro deles foi em 2000. O Projeto Anhanguera I . Foram gastos 100 milhões de dólares. Nessa fase surgiram modelos de sucesso da marca: o Pajero Sport, Pajero Sport Flex, L200 Triton e L200 Triton Flex.
O segundo projeto, o Anhanguera II, de 2010, foi mais ousado. Seu objetivo era produzir quatro novos produtos. O orçamento se multiplicou por 11. Foi gasto R$1,1 bilhão nessa fase em que se aumentou de 100.000m2 (2009) para 247.000m2.
Com o novo projeto, surgiram o Pajero Dakar, o ASX e o Lancer Sedan.
Mitsubishi 20 anos: força também para a economia goiana
A força da Mitsubishi não está apenas em seus carros potentes. Preparada para todas as etapas do processo de produção, a empresa hoje é uma das forças da economia de Catalão. São mais de 2.000 empregos diretos e 500 indiretos, sendo a maioria (93%) provenientes do próprio município.
Emprego, renda e desenvolvimento para a cidade. Tudo isso deve ser celebrado nesses 20 anos de empresa. E, como lembra Rittscher, essa conquista é coletiva.
Cada trabalhador que pisou nessa planta e se dedicou emprestando sua força de trabalho, conhecimento e habilidade deve comemorar esse marco, finaliza.
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