Loucos pela Xterra da Nissan
Que somos loucos pela Xterra todo mundo está cansado de saber.
Temos um carro que poucos possuem e nos orgulhamos dele por todas as suas vantagens, por isso Somos Loucos pela Xterra. Porém, não é todo mundo que sabe o quanto esse carro é bom e o que pode tirar dele. É por isso que trazemos mais uma análise imparcial, não apaixonada, balizada do jornal O Tempo, de 26 de março de 2006.
A análise levou em conta vários elementos constituintes do carro, com notas entre 0 (péssimo) e 5 (excelente). Os Loucos pela Xterra também podem dar sua opinião, fiquem a vontade para comentar.
Estilo
A nota dada pelo jornal foi 4. O desenho tem curvas firmes e marcantes. Marcam também a personalidade forte e aparência de coragem e robustez a toda prova. O conjunto volumétrico é irregular, apresentando relevos, frisos e teto com altura variável, em uma proposta única em seu segmento.
Acabamento interno
Outra nota 4 dada pelo
A versão testada é a mais comercializada (completa-SE) e oferece a mais console central, CD changer e bancos em couro como opcional, entre outros menos relevantes.
O acabamento é primoroso. Os materiais, o desenho e os volumes agradam muito tanto visualmente quanto ao toque. Bolsões atrás dos bancos, vários porta-trecos e confortáveis apoios para braços nas portas e dianteiro central fazem parte de um conjunto de agrados que cativam os ocupantes.
Mas nem tudo são flores. O jornal cita também os defeitos
Falta apoio para braços central traseiro, forros de portas sem materiais que sujem facilmente. Também necessita de carpetes e forro para o assoalho do porta-malas em dupla face (com lado próprio para cargas e sujeira).
Visibilidade
A nota dada por O Tempo para esse quesito foi mediana: 3. O jornal considera a visibilidade boa em todas as condições normais de trânsito. Em se tratando de um veículo com os pára-choques muito altos, uma marcha à ré mal dada pode facilmente causar prejuízos ao veículo estacionado atrás.
Para evitar angústia ao engatar a ré, dores na consciência e torcicolos, seria indispensável a adoção de um sistema eletrônico de posicionamento traseiro.
Suspensão
Outra nota 3. O jornal lembra que em médias e altas velocidades a suspensão traseira pula. Isso não agrada completamente aos passageiros do banco de trás. Em terrenos ruins, em baixas velocidades, o desempenho é surpreendente e agrada muitíssimo.
Mesmo inclinando bastante nas curvas, obedecendo-se sua vocação por velocidades moderadas, o veículo atende bem as situações de trânsito normal em rodovias e cidade, transmitindo segurança.
Câmbio
Outra nota 4. Para o jornal, a leveza e precisão dos engates surpreende. A redução e a tração são controladas mecanicamente através de uma pequena alavanca (embora menos confortável, para um veículo “guerreiro”, o sistema mecânico é mais confiável).
A primeira marcha é muito longa, nas arrancadas em aclives, tem-se que forçar muito a embreagem. Infelizmente, o modelo não dispõe de sistema de controle de tração, mas os diferenciais de escorregamento limitado são uma solução de menor custo e que atende bem às necessidades menos pretensiosas.
Posição de dirigir ” instrumentos”
O banco do motorista não tem regulagem de altura mas, mesmo assim, é muito confortável e bem posicionado. O assoalho muito alto é um ponto que deixa a desejar, os joelhos ficam muito altos e mal apoiados pelo banco.
O painel de instrumentos é completo, de ótima visualização e os mostradores de fácil leitura. Os comandos são de boa empunhadura e bem posicionados.
A redução mais próxima que a alavanca de marchas (inverso ao normal, devido a tropicalização) não ficou ruim, até facilita na compressão necessária para seu acionamento. A liberação do freio de estacionamento do lado direito é esquisita, mas funciona do mesmo jeito.
Desempenho
Mais uma nota 4. A motorização é diesel 2.8 turbinado com intercooler (equipamento que promove a concentração do ar que vai para o motor) e potência de 140 cv.
Embora o motor seja chocho abaixo das 1.500 rpm e só acorde definitivamente após as 2.000, o desempenho é muito bom e atende ao que se espera no segmento. Com a tração e a redução acionadas, sobe até em “paredes”.
Segurança
A nota dada pelo jornal foi 3.O veículo testado estava equipado com freios assistidos por “ABS” e proteção por airbags frontais. Quanto à proteção relativa à criminalidade estava presente sistema de abertura de portas por controle remoto e alarme contra furto.
Sente-se a falta de sistema de travamento automático das portas pela velocidade e sistema de fechamento dos vidros por um só toque.
Nível de ruído
A nota 3 está dentro do esperado. O nível de ruído que o motor proporciona dentro do compartimento de passageiros com os vidros fechados é característico da motorização e está dentro do esperado (com os vidros abertos e em locais fechados, ou próximo ao motor, chega a ser escandaloso). É esperado que a montadora venha a rever esse item.
Tecnologia
Tecnologia não é um ponto de destaque, mas não fica a desejar; por isso a nota 3
O veículo apresenta soluções interessantes mas, como inovação de maior relevância temos apenas a injeção eletrônica do diesel.
Seria muito adequado se estivessem disponíveis sistema eletrônico de controle de tração nas rodas, comando eletrônico inteligente para o acionamento das opções de tração e sistema tipo radar para avaliar a distância de obstáculos à ré.
Espaço interno
Esse é outro destaque do Xterra, cuja nota foi 4. Embora o assoalho alto prejudique discretamente o posicionamento para as pernas, há espaço para todos os cinco ocupantes com bastante conforto. O banco traseiro fica devendo apoio de cabeça, cinto de três pontos e rebaixamento para a posição central.
Capacidades
Carga não é um problema para o Xterra, cuja capacidade do portamalas é de 1.260 litros. A carga útil que pode ser transportada, incluído os passageiros, é de 1.000 Kg e a capacidade de reboque maior que 900 Kg. Os números são muito bons, superior a várias caminhonetes de médio porte. Por tudo isso, a nota foi 4.
Manutenção
Ter um Xterra não é sinônimo de manutenção complicada, uma vez que a motorização MWM é velha conhecida. Os sistemas eletrônicos requerem equipamentos específicos para o diagnóstico das falhas. A nota dada também foi ótima:4.
NOTAS
0 Péssimo
1 Ruim
2 Regular
3 Bom
4 Ótimo
5 Excelente
Claro que para os Loucos pela Xterra só tem benefícios, pois a paixão não tem limites.
ufa, consegui comprar o meu x-terra, só tem um probleminha, está com as canaletas do vidro das portas da frente gastas e o vidro viva balançando e difícil de subir e, não acho pra comprar, alguém pode me ajudar ?
Oi amigo, que bom ter conseguido a sua Xterra. Olha nessa empresa http://www.osinskimultimarcas.com.br/
Eles costumam ter peças originais.
Abraço!