Levantamento Serra da Canastra,
um encontro de Xterra
Iniciamos o levantamento Serra da Canastra. Para analisar os possíveis locais que vamos receber os amigos Xterráqueos de todo o Brasil, foram visitados por nossa equipe esse fim de semana.
Para o levantamento Serra da Canastra, rodamos em duas Xterras durante dois dias nas redondezas da Serra da Canastra, observando, trocando ideia e analisando os locais para receber os Xterráqueos.
Levantamento Serra da Canastra
A região da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, possui algumas das mais deslumbrantes e desconhecidas paisagens do Brasil. Durante muito tempo, esteve isolada por precárias estradas de terra e só há poucos anos entrou nos roteiros de viagem como lugar privilegiado para a prática de esportes radicais, vivência ambiental e turismo ecológico.
A região ecoturística da Serra da Canastra tem mais de 200 mil hectares e abrange 6 municípios: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do rio São Francisco e tem a portaria principal a 8 km de São roque de Minas. Dentro do Parque Nacional estão alguns dos mais belos cartões postais do Brasil, como a cachoeira Casca D’Anta, de quase 200 metros, a primeira grande queda do “velho Chico”. Texto do site serradacanastra.com.br
Um evento especial para receber os amigos de todo o Brasil, tudo bem planejado para ser um encontro inesquecível.
O famoso queijo da Canastra
Dizem os antigos que o nosso queijo veio lá de Portugal. Também dizem que os tropeiros trouxeram o queijo em suas travessias. O que sabemos é que aqui se aprende a fazer queijo desde menino. Antigamente, nossos avós faziam queijo só para o sustento da família. Aos poucos o queijo começou a ser vendido em outros vilarejos perto daqui. Para não amassar, o queijo só podia viajar com mais de 30 dias de cura, quando já estava mais firme e amarelado.
É por isso que o queijo tradicional da Canastra ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. Hoje, o Queijo da Canastra ficou tão famoso que o seu modo de produção é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro, desde 2008. Texto do site queijodacanastra.com.br
Alguns possíveis locais:
– Praia da Crioula
Deixe uma resposta