Quando se pensa em um veículo off-road, logo nos vem a mente uma Xterra, um Jeep, algum Mitsubishi… mas o maior veículo do mundo não passa nem perto de uma dessas famosas marcas. Trata-se, na verdade de um modelo americano chamado LeTourneau TC-497, ou como vamos chamar aqui, LeTourneau.
LeTourneau: um enorme veículo para instalação de radares
O LeTourneau foi criado na década de 1960 para instalar uma enorme rede de radares. Ele media 173 metros e possuía 54 rodas.
Sua criação se deveu à possibilidade de os Estados Unidos serem bombardeados pela União Soviética pelo Ártico. Com isso, os soviéticos escapariam da vigilância europeia e do oceano Pacífico.
Para evitar esse problema, a solução encontrada pelo Pentágono foi criar uma rede de 60 estações de radar, que formavam a DEW Line (sigla em inglês para Linha de Alerta Precoce Distante).
Porém, para executar esse intento, era preciso carregar pelo menos 500 toneladas de material para construir as primeiras bases antes de começar a instalação das estações de radar. Para piorar, as condições climáticas não eram as melhores.
E foi aí que entrou LeTourneau. Ele foi o responsável por mais de 70% dos equipamentos pesados (como retroescavadeiras, gruas e até equipamentos navais) usados na Segunda Guerra Mundial. Além disso, ele detinha mais de 300 patentes. E experiência para isso, portanto, não lhe faltava.
Um trem sem trilhos
O LeTouneau possuía quatro turbinas a gás com 1.170 cv espalhadas ao longo do trem de 173 metros de comprimento. Elas geravam energia para as 54 rodas motrizes. A autonomia era de 640 km a uma velocidade de 32 km/h e 150 toneladas de carga. Mas havia a possibilidade de aumentar a autonomia adicionando outros vagões de combustível.
Uma inovação do TC-497 era contar com um eixo esterçante em cada um dos vagões, reduzindo muito o diâmetro de giro que, nos antecessores, chegava a 300 metros.
Para comandar toda essa estrutura, um vagão de 9 metros de altura com apenas uma turbina. Nele cabiam seis pessoas e ainda havia alojamento, uma grande despensa e um banheiro completo.
Descarte
Apesar de o TC-497 ter sido testado pelo exército norte-americano no deserto do Arizona, o descarte veio logo depois.
Isso se deveu ao fato do aparecimento de helicópteros como o Sikorsky CH-54 Tarhe e o S-64 SkyCrane. Mais ágeis e eficientes, eles se tornarm ideais para levar materiais pesados para os lugares mais distantes do planeta.
Com essa chegada, o LeTourneau perdeu sua utilidade. Todos os seus vagões foram desmantelados em pleno deserto, restando apenas sua cabine de comando. É por ela que ainda se pode contar a história de um dos maiores veículos que já circularam sobre a Terra.
Quantos motoristas pra pilotar?