Fusca off-road:
uma junção possível
Você Xterráqueo ou mesmo amante de outros carros acostumados ao 4×4, quando pensa em carro, em quais modelos pensa? Xterra, Suzuki Jimny, Renault Duster, Jeep Renegade, Amarok, entre outros, certo? Mas hoje vamos falar de um carro que chama a atenção: o fusca off-road.
O Fusca, muitas vezes, só de aparecer em um evento, já se torna uma atração à parte. Esse carro possui uma história bem interessante.
Antes do início
O Fusca é um carro bastante popular no Brasil, mas sua produção – aqui iniciada apenas em 1959 – remonta às primeiras décadas do século passado. Mais exatamente, o ano é 1925.
Naquele ano, existia um conceito básico muito semelhante ao que viria ser o Fusca. O responsável era o engenheiro Béla Barényi (famoso projetista, responsável por várias melhorias de segurança passiva).
Até mesmo fora da Alemanha a ideia ganhava forma, com os aerodinâmicos Tatras ganhando as ruas da então Tchecoslováquia. E esses carros eram bastante admirados. Aerodinâmicos, resistentes e bonitos, possuíam motor traseiro refrigerado a ar e chassis com tubo central.
O início do Fusca
O início da fabricação do Fusca, que nasceu para ser um Volkswagen (carro do povo), se deu em 1938. E teve o apoio fundamental de Hitler que, em 26 de maio daquele ano, lançou a pedra basilar da fábrica.
O primeiro KdF Wagen saiu de fábrica em 15 de agosto de 1940 com o nome VW Typ 1. A cor era azul-escuro acinzentado e, até 1944, os 650 veículos produzidos, foram para a elite do partido nazista.
Popularização
Nas décadas de 60 e 70, o Fusca expandiu seus horizontes, tendo sido produzidas mais de 1,25 milhão de unidades. No Brasil, o carro ganha o mercado nacional em 1951, mas só se torna um produto nacional oito anos depois.
Paixão nacional, o Fusca teve sua produção encerrada pela Volkswagen em 1986 e retomada em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco. Mas em 1996 o carro voltou a ser abandonado. 16 anos depois, no entanto, ele voltou a ser produzido – de forma bastante diferente da até então conhecida.
Fusca off-road
Ter um fusca off-road pode parecer algo não muito comum para algumas pessoas; entretanto eles estão bem presentes nas competições e passeios dos apaixonados por aventura. Carro de mecânica simples e bastante resistente, esse é um automóvel que tem bastante força e pode enfrentar vários obstáculos.
E, para curtir as aventuras do mundo 4×4, muitos fazem algumas modificações a fim de deixarem o veículo mais robusto e resistente. Rodas maiores, gaiola de trilha são alguns dos acessórios que podem fazer a diferença para deixar esse carro uma verdadeira máquina para o off-road.
Fusca, um veículo projetado em tempo de guerra. Robusto, valente e de fácil manutenção. Bastava um alicate e um pedaço de arame para consertar.
Algumas versões off-road possuiam bloqueio de roda traseira independente para ajudar a sair de atoleiro.
O Alex, não sabia desse bloqueio traseiro no fusca para off road.
Sou um amante dos fuscas Baja, gostei da reportagem, pena que no Brasil não há divulgação de eventos com esses exemplares.
como faço p ergue o meu fusca e ficar assim faço oque na suspençao renato 61 998369839 brasilia
Mangas de eixo duplas na dianteira e suspenção IRS da kombi ou variant II na traseira, seu fusca fica animal.
Boa tarde.
Eu gostaria de erguer um pouco o meu fusca , tem como sem colocar essas peças caras?
Se tiver me dá uma dica obrigado.
Oi Eduardo, nossa experiência é em veículos 4×4 com chassi.
No caso do fusca não tenho ideia, mas não deve ser difícil.
Agora peças com qualidade melhor vão lhe proporcionar uma durabilidade e segurança maior.
Boa sorte no seu projeto.
Att,
Ricardo Xavier
Gostaria de adquirir um bagageiro e os pneus , teria alguma dica ! Sou André de São Paulo
Oi André, boa tarde!
Não tenho amigo nada para indicar na sua região, estamos em Minas.
Mas alguém do grupo vai ver essa mensagem e vai lhe ajudar.
Att,
Ricardo Xavier
Ótima reportagem !
Estou iniciando um projeto Fusca Off Roud , pretendo não investir muito .
Suspensão Catraca na dianteira , facão regulável na traseira , amortecedores de Kombi em ambos.
Pneus
Bagageiro
Milhas .
Fernando- São Paulo
Show Fernando, não desista de seu projeto.
Manda fotos quando finalizar.
Att,
Ricardo Xavier
Olá Ricardo. Tudo bom? Estou em MG também e gostaria de saber mais sobre o fusca offroad. Eu e meu irmão compramos 01 e queremos fazer as melhorias. Pode nos ajudar? Obrigado.
Boa tarde Paulo!
Eu faço apenas a divulgação dos eventos e viaturas.
Mas podemos ver alguns amigos para lhe ajudar.
Att,
Boa tarde
Qual seria esses pneus ?
Quais as medidas?
Os originais são 31×10.5×15