água X terra

Fusca off-road:

uma junção possível

fusca off-road

Você Xterráqueo ou mesmo amante de outros carros acostumados ao 4×4, quando pensa em carro, em quais modelos pensa? Xterra, Suzuki Jimny, Renault Duster, Jeep Renegade, Amarok, entre outros, certo? Mas hoje vamos falar de um carro que chama a atenção: o fusca off-road.

O Fusca, muitas vezes, só de aparecer em um evento, já se torna uma atração à parte. Esse carro possui uma história bem interessante.

fusca off-road
Esse não é off road, mas merece estar aqui com os fora de estrada

Antes do início

O Fusca é um carro bastante popular no Brasil, mas sua produção – aqui iniciada apenas em 1959 – remonta às primeiras décadas do século passado. Mais exatamente, o ano é 1925.

Naquele ano, existia um conceito básico muito semelhante ao que viria ser o Fusca. O responsável era o engenheiro Béla Barényi (famoso projetista, responsável por várias melhorias de segurança passiva).

Até mesmo fora da Alemanha a ideia ganhava forma, com os aerodinâmicos Tatras ganhando as ruas da então Tchecoslováquia.  E esses carros eram bastante admirados. Aerodinâmicos, resistentes e bonitos, possuíam motor traseiro refrigerado a ar e chassis com tubo central.

O início do Fusca

O início da fabricação do Fusca, que nasceu para ser um Volkswagen (carro do povo), se deu em 1938. E teve o apoio fundamental de Hitler que, em 26 de maio daquele ano, lançou a pedra basilar da fábrica.

O primeiro KdF Wagen saiu de fábrica em 15 de agosto de 1940 com o nome VW Typ 1. A cor era azul-escuro acinzentado e, até 1944, os 650 veículos produzidos, foram para a elite do partido nazista.

Popularização

Nas décadas de 60 e 70, o Fusca expandiu seus horizontes, tendo sido produzidas mais de 1,25 milhão de unidades. No Brasil, o carro ganha o mercado nacional em 1951, mas só se torna um produto nacional oito anos depois.

Paixão nacional, o Fusca teve sua produção encerrada pela Volkswagen em 1986 e retomada em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco. Mas em 1996 o carro voltou a ser abandonado. 16 anos depois, no entanto, ele voltou a ser produzido – de forma bastante diferente da até então conhecida.

fusca off-roadFusca off-road

Ter um fusca off-road pode parecer algo não muito comum para algumas pessoas; entretanto eles estão bem presentes nas competições e passeios dos apaixonados por aventura. Carro de mecânica simples e bastante resistente, esse é um automóvel que tem bastante força e pode enfrentar vários obstáculos.

E, para curtir as aventuras do mundo 4×4, muitos fazem algumas modificações a fim de deixarem o veículo mais robusto e resistente. Rodas maiores, gaiola de trilha são alguns dos acessórios que podem fazer a diferença para deixar esse carro uma verdadeira máquina para o off-road.

Adicionar Comentário