Explorando a Serra da Bocaina. Conheça um pouco de Paraty

explorando a serra da bocaina

O Brasil possui maravilhas indizíveis em todos os Estados por onde se passa. E nós do águaXterra hoje vamos explorando a  Serra da Bocaina, principalmente em sua parte carioca. E, para tratar um pouco desse lugar único, vamos tratar de uma cidade especial: Paraty.

Explorando a Serra da Bocaina: um pouco de Paraty

Quem anda pela cidade de Paraty logo vai pensando no centro histórico com suas atrações gastronômicas. A cidade, que conta mais de 350 anos (é de 1667), no entanto, possui muitas belezas naturais para conhecer. É isso que agora vamos apresentar a você nessa viagem que faremos ao interior do Rio de Janeiro.

1) Estrada Real

Se existe algo que trouxe ainda mais destaque para a cidade fluminense, é a Estrada Real. Ela é o destino do ouro que saía de Minas Gerais entre os séculos XVII e XIX. E a trilha pela qual se passava para isso ficou conhecida como Caminho do Ouro.

O percurso seguia antigas rotas dos índios Guaianás e o calçamento, todo em pedra, foi projetado pelos portugueses e  executado por escravos. São 1200 km que ligam Diamantina ao Porto de Paraty, de onde as riquezas seguiam de navio para Portugal.

2) Cachoeira do Tobogã e Poço do Tarzã

explorando a serra da bocainaUm passeio imperdível para quem gosta de uma boa queda d’água é a Cachoeira do Tobogã e o Poço do Tarzã. O local é ótimo para se desligar em uma pedra bastante lisa e cair naquela água fresquinha que lava a alma.  Quem nunca experimentou essa sensação precisa senti-la. É como voltar a ser criança novamente.

E o acesso ao local é bastante fácil para quem possui um 4×4 e a trilha é bem curta. Ou seja, pode ser aquela atração para começar ou finalizar bem o dia de passeio.

3) Ilha da Cotia

explorando a serra da bocainaOutra boa opção – esta já para quem pode dispender um pouco mais de recursos – é a Ilha da Cotia. Com águas calmas e tranquilas, essa é uma praia que vai encantar qualquer viajante.

Para ir até o local, é preciso, no entanto, ir de barco, que ancora de um lado, tendo o turista que caminhar até o outro extremo da ilha, onde pedras ajudam a formar deliciosas piscinas naturais.

A beleza do visual é muito atrativa. Aliás, a areia do local convida ao descanso bem como as árvores de pitanga que ocupam a beira-mar.

4) Saco do Mamanguá

explorando a serra da bocaina
Saco do Mamanguá

O Saco do Mamanguá é uma entrada de mar. Ela possui  8km de extensão e 2km de largura. O local possui 33 praias e 8 comunidades indígenas.

Esse paraíso natural é protegido por montanhas dos dois lados, vegetação nativa da mata atlântica, além de mangues ao fundo.

O acesso se dá por barco ou trilha a pé. Vai encarar?

5) Praia da Lula

praia da lulaOutro lugar imperdível para quem vai explorando a Serra da Bocaina em Paraty é a Praia da Lula. Sua água é de um verde intenso e se mistura ao profundo colorido do mar. Essa junção eforma o clássico cenário da Costa Verde do Rio de Janeiro.

Porém, antes de pegar um barco e partir, um aviso. Não há restaurantes ou quiosques na Praia do Lula. Caso você deseje passar o dia por lá em um barco privado, leve comidas e bebidas.

6) Pedra que Engole

pedra que engoleJá em Trindade, distrito de Paraty, uma cachoeira bastante inusitada. Se você espera uma queda d’água enorme, esqueça. Aliás, trata-se de um local até bem raso.

A queda d’água é pequena, mas possui, uma passagem com apenas um fio de água corrente. Ele permite que algumas poucas pessoas passem e cheguem até uma abertura no outro lado.  Como a pequena cachoeira parece engolir quem entra na passagem secreta, daí o nome Pedra que Engole.

Essas são algumas das belezas naturais dessa linda cidade fluminense. Conhece mais? Conte aqui.