Estrada Real: o caminho do ouro

A Estrada Real é a maior rota turística do país.  Com quase 1700 km de extensão,  ela passa por  3 Estados:  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A Estrada Real remonta ao século 17, associada à exploração do ouro e do diamante no Brasil colonial. Dela fazem parte as vias de acesso, as trilhas calçadas pelos escravos, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas.

Caminhos da Estrada Real

Estrada Real CaminhosInicialmente, a Estrada Real ligava a antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, no Rio de Janeiro. Esse é  o chamado Caminho Velho. Utilizado a partir de 1694, a cidade de Ouro Preto a Paraty passando por São Paulo. Seu percurso demorava cerca de 60 dias a cavalo. Cidades como Lagoa Dourada, São João del Rey, Carrancas, Caxambu, Cruzeiro e Guaratinguetá fazem parte desse percurso.

Caminho Novo

Criado pela Coroa portuguesa para escoar mais rapidamente os produtos da mineração, ele sai da cidade de Ouro Preto em direção ao Rio de Janeiro.   Cidades como Mariana, Carandaí, Juiz de Fora e Petrópolis fazem parte desse trajeto da Estrada Real.

Caminho dos Diamantes

Em 1729, foi criada uma nova estrada: o Caminho dos Diamantes. Tal fato se deveu à descoberta de diamantes na cidade do Serro. De lá a estrada foi esticada até Arraial do Tejuco  (atual Diamantina). Desse caminho, que leva até Ouro Preto, fazem parte cidades como Diamantina, Serro, Conceição do Mato Dentro, Santa Bárbara e Mariana.

Sabarabuçu

Criado há cerca de 300 anos, quando viajantes avistaram um brilho na Serra Piedade e imaginaram ser ouro. Para chegar lá, criaram um novo caminho que envolve os distritos de Glaura (pertencente a Mariana) e Cocais (Barão de Cocais) e as cidades de Caeté e Sabará. Entretanto, ao chegar lá, não encontraram ouro. O que refletia a luz solar era apenas minério de ferro.

Estrada Real: cultura, história e belezas naturais

A Estrada Real é mais do que apenas o caminho do ouro ou dos diamantes. Hoje, esse percurso oferece aos viajantes uma experiência única de conhecimento da história e da cultura brasileira. Ao longo das 177 cidades que formam esses caminhos, muitas personalidades passaram e a história do Brasil se fez acontecer.

Foi em Ouro Preto que a Inconfidência Mineira tomou corpo, assim como de Diamantina saiu Juscelino Kubitscheck, um dos

Estrada Real Carrancas
Cachoeiras belíssimas como as de Carrancas fazem parte das belezas naturais da Estrada Real

presidentes mais admirados do Brasil.

Fora isso, ainda vale e muito conhecer as paisagens naturais de cidades como Catas Altas, Carrancas, Petrópolis, entre tantas outras.

Como se vê, a Estrada Real é um passeio imperdível para quem quer viver experiências únicas.

Conte sua história na Estrada Real

Se você é Xterráqueo ou mesmo um apaixonado pelo 4×4 e já esteve na Estrada Real, conte para nós sua história.

Nosso e-mail  é aguaxterra@gmail.com

Aguardamos sua história.