Encontro de Xterra
Nissan Xterra na Serra da Canastra.
Um fim de semana especial para os proprietários dos veículos Xterra, um encontro com paisagens surpreendentes, cachoeiras, trilhas, obstáculos e muita comida mineira.
Para você que não conhece o Xterra, clique no nome e descubra essa bravura da Nissan.
Fizemos um passeio tranquilo pelas belas paisagens da Serra da Canastra, onde passamos por rios, montanhas e um visual fantástico.
[mks_separator style=”solid” height=”1″]
Veja o restaurante Cozinha Original, onde vamos almoçar no dia 28/01/2018
[mks_icon icon=”fa-slack” color=”#000000″ type=”fa”] Alguns locais que passamos:
Serra do Rolador
Serra Branca
Serra Calçada
Morro do Jipeiro
[mks_icon icon=”fa-slack” color=”#000000″ type=”fa”] Cachoeiras:
Quilombo
Conjunto de 3 lindas quedas d´água a cachoeira do Quilombo é a mais alta da região, possuí vários poços para banho. O melhor acesso é feito pelo Vale dos Canteiros, outra alternativa mais distante é pelo Vale da Babilônia.
Casca D’anta
Com queda livre de 186 metros é a maior queda do rio São Francisco e se forma quando o Rio da Integração Nacional deixa o seu “berço” na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
A região mais importante da Serra da Canastra é a área já regularizada do Parque Nacional, onde se localiza a Cachoeira Casca D’anta, considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra.
O nome vem da árvore Casca D’Anta (Drimys winteri) que, por sua vez, foi assim batizada porque que tem propriedades medicinais, cicatrizantes. Segundo os pesquisadores, o animal anta se esfrega no tronco da árvore para curar ferimentos superficiais.
Para se chegar a essa impressionante queda d’água, três são os acessos disponíveis através das portarias instaladas nas imediações do Parque Nacional da Serra da Canastra:
01) Portaria instalada em São Roque de Minas (8 km da cidade). Por esse acesso chega-se à parte alta da queda da Cachoeira Casca D’anta;
02) No distrito de São José do Barreiro, portaria instalada distante 9 km do povoado, que por sua vez fica a 14 km da cidade de Vargem Bonita, onde termina o acesso por asfalto e se inicia a estrada por terra. Através desse acesso se chega à parte baixa da queda d’água;
03) No distrito de São João Batista da Serra da Canastra (a 1 km de distância do povoado). São João Batista da Serra da Canastra localiza-se no alto da Serra da Canastra, caminho de entrada para quem vem de Tapira (cerca de 40 km de estrada por terra) e Araxá-MG. Por aqui também é o acesso à parte alta da cachoeira.
Para quem sai de BELO HORIZONTE, SUL de MINAS, do RIO DE JANEIRO ou de SÃO PAULO:
O acesso principal à Casca D’anta é pela rodovia MG 050, que liga Belo Horizonte à região nordeste do Estado de São Paulo.
Chegando à cidade mineira de Piumhi, que dista 60 km da cidade de São Roque de Minas, e 50 km da cidade de Vargem Bonita, ambas por estrada asfaltada, o visitante deve entrar no primeiro trevo (para quem vem de Belo Horizonte e Rio de Janeiro) ou no segundo trevo (para quem vem de São Paulo) e atravessar a cidade seguindo a indicação das placas até a rodovia secundária seguindo as placas indicativas para Serra da Canastra, São Roque de Minas e Vargem Bonita.
O acesso à parte baixa se dará pelo caminho que passa pela cidade de Vargem Bonita.
Já à parte alta, o caminho passa pela cidade de São Roque de Minas.
Maria Augusta
Está localizada na divisa dos municípios de Delfinópolis e São João Batista do Glória na Serra da Canastra, no local existe um restaurante, pousadas e camping.
Para visitar a cachoeira é necessário deixar o veiculo no estacionamento do restaurante seguir por uma estrada a pé por mais dois quilômetros, ou se você estiver com veiculo 4×4 ou moto de trilha é possível chegar até a cachoeira, vale informar que existem 3 rios no caminho. É cobrada uma taxa de visitação por pessoa.
[mks_separator style=”solid” height=”1″]
[mks_icon icon=”fa-location-arrow” color=”#000000″ type=”fa”] Recepção – Alimentação
Começamos o dia com um belo café da manhã na pousada. O almoço vai ser no meio do percurso na pousada próximo a cachoeira. O jantar fica livre para onde desejarem.
[mks_separator style=”solid” height=”1″]
[mks_icon icon=”fa-th-large” color=”#000000″ type=”fa”] Galeria:
(Clique na imagem para abrir a galeria)
Deixe uma resposta