Dom Joaquim: uma cidade bela por natureza.
Serra do Cipó. Eis uma das regiões de maior interesse dos turistas em Minas Gerais. Vales, grutas, rios, campos são algumas das belezas naturais que a região de 100 mil hectares reserva a seus visitantes. E, entre as seis cidades que compõem esse paraíso natural mineiro, está Dom Joaquim.
A cidade de Dom Joaquim
Dom Joaquim é uma cidade de aproximadamente 5 (cinco) mil habitantes, próxima a Conceição do Mato Dentro e distante 200 km de Belo Horizonte. O município é pacato e perfeito para quem busca descanso e natureza, tendo na religiosidade uma de suas principais marcas.
Emancipada em 1938, Dom Joaquim se chamava São Domingos – seu padroeiro – e pertencia a Conceição do Mato Dentro. Tendo como uma das principais atividades econômicas a apicultura, há algum tempo tem na mineradora Anglo American outra grande fonte de renda.
Atrações
E, por falar em natureza, esse é um dos principais destaques da cidade, que é banhada por dois rios: o do Peixe e o Folheta. Outro destaque são as suas festas, sendo as mais tradicionais o Carnaval, a Semana Santa, a Festa de São Domingos e a Festa do Peão Boiadeiro.
Se você gosta de festa, já percebeu que Dom Joaquim é um bom local para isso. Mas, na verdade, o que todo Xterráqueo ama mesmo é off-road, certo? Então, vamos logo conhecer as belezas naturais de Dom Joaquim.
Complexo da Barragem
Talvez a Barragem do Rio Folheta – ou Complexo da Barragem como é mais conhecido – seja um dos locais mais visitados da cidade. Criada em 1940, ela foi desativada em 1979, com a chegada da Cemig.
Desde então, o local se tornou um ponto turístico conhecido como “Complexo Turístico do Recanto da Represa”.
Para quem gosta de aventura, o local conta com piscinas e cachoeiras, bares, restaurante e ginásio de esportes. E ainda é possível andar de jet-ski ou praticar canoagem no local.
Área de Proteção Ambiental Gameleira
Outro atrativo natural de Dom Joaquim é Área de Proteção Ambiental (APA) Gameleira. O local se destaca pela predominância de Mata Atlântica. É lá onde se encontram o Rio do Peixe e o Rio Jacém.
E o melhor disso é que se possibilita a formação de de três cachoeiras e ainda torna propícia a prática de esportes aquáticos.
Outra característica do local são os afloramentos rochosos e o tipo de relevo. Eles são ideais para quem gosta de aventuras, tornando possível a prática de atividades como trekking, escalada, rapel e mountain bike.
Cachoeira Maria Bamba
Outro local bem interessante de Dom Joaquim é a cachoeira Maria Bamba. A cachoeira possui entre 700 a 800 metros de quedas d’água e uma mata exuberante.
Para se chegar até ela, no entanto, não é nada fácil. São mais de 30 quilômetros, atravessando mais de cinco riachos, estradas estreitas, além de trechos íngremes. O esforço, porém, é recompensado se com uma vista de 360° das montanhas de Minas.
E, se o visitante quiser, ainda pode acampar e passar o dia.
Como você percebe, essas são apenas algumas das atrações para que você possa desfrutar da cidade. Quer contar mais? Fale com a gente no aguaxterra@gmail.com. Aguardamos sua história.
Já conheci muitos lugares, inclusive alguns em torno de Dom Joaquim. Meu pai nasceu lá. Mas não conheço esse Lugar maravilhoso. É difícil de acreditar, mas não conheço Dom Joaquim. Oportunidade não faltaram.