Delfinópolis: cachoeiras por todos os lados

delfinópolis cachoeira da paz
Você gosta de aventura e de contemplar as belezas naturais de Minas? Conheça Delfinópolis, a terra das cachoeiras.

 

Situada no sudoeste do estado de Minas Gerais, Delfinópolis  está a  401 quilômetros de Belo Horizonte. Sua área total é  de 1.171 km² e está elevada a 689 metros de altitude na sede municipal. Sua população é de cerca de 7 (sete) mil habitantes, sendo que a metade vive na zona urbana.

Sua economia gira em torno da agropecuária e do turismo local. Produtos como milho, café, cana-de-açúcar, banana, arroz, feijão movimentam o setor agrícola de Delfinópolis.  O setor pecuário tem no gado leiteiro, de corte e na suinocultura os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da área.

HISTÓRIA

delfinópolisDelfinópolis  tem sua origem no início do século XVIII. A região estava compreendida entre os ribeirões Extrema, Forquilha, Engano e o Rio Santo Antônio. Situada  na margem direita do Rio Grande, constituía 3 sesmarias concedidas a Ambrósio Gonçalves Pacheco.

Nessa época, a esposa de Pacheco, Dona Violanta Luzia de São José, doou 288 hectares de terras virgens, localizadas à margem esquerda do Ribeirão Forquilha, para patrimônio de uma capela a ser levantada em honra do Divino Espírito Santo.

Foi assim que surgiu o povoado denominado Espírito Santo da Forquilha. Tal nome foi dado em homenagem ao padroeiro local por causa do ribeirão homônimo.

 

Em 1919, o seu topônimo foi modificado para Delfinópolis, em homenagem ao então governador do estado, Delfim Moreira da Costa Ribeiro.

Em 1938, foi elevado à categoria de município, tendo ficado sob subordinação política da Comarca de Cássia.

TURISMO

Não há nada melhor para quem visita a cidade de Delfinópolis que aproveitar as belezas naturais do local.  Com belas cachoeiras e paisagens, o município é ideal para quem quer também praticar o turismo de aventura.

TREKKING

delfinópolis trekking  A caminhada é um esporte que caiu no gosto dos brasileiros, mas quem prefere praticar o trekking, a cidade é o lugar ideal.  Visuais incríveis que passam por todos os tipos de terrenos, córregos e claro, sempre com uma Cachoeira à sua espera.

MOUNTAIN BIKE

Trilhas desafiadoras, com terrenos de todos os tipos e dificuldades. Para quem ama o esporte, são várias as oportunidades de se desafiar e viver experiências incríveis. E, ao final, uma cachoeira para se refrescar.

CACHOEIRAS

Grande atrativo da cidade, as cachoeiras de Delfinópolis são um capítulo à parte. São mais de 150. De todos os tipos e para todos os gostos.

Entre elas, as mais procuradas são a Cachoeira do Dr. Pinto, do Ézio, do Complexo do Claro, do Paraíso.

CACHOEIRAS DO ÉZIO

delfinópolis cachoeiras do ézioComplexo com várias cachoeiras e piscinas naturais,  o local possui trilhas em boas condições, estacionamento, área de camping e restaurante. De fácil acesso, pode-se chegar até o local, que está a 7 km do centro da cidade,  em veículo de passeio
A taxa de visitação é de cerca de R$10,00.

CACHOEIRA DO DR PINTO

delfinópolis cachoeira dr pintoTrata-se de uma queda que forma uma bela piscina natural em meio às rochas. Situado a 2 km da cidade, em uma área com camping, lanchonete, o local ainda  oferece passeios a cavalo.
COMPLEXO DO CLARO
delfinópolis complexo do claroSituado a 4km da cidade, o Complexo do Claro é  formado por cinco cachoeiras: da Gruta, do Tombo, da Transparência e das Virgens. O local possui várias piscinas naturais e proporciona bons banhos.

COMPLEXO DO PARAÍSO

Situado a 7,5km da cidade, o complexo possui trilhas fantásticas e lindas cachoeiras. Fica em área particular onde funciona um restaurante e uma pousada.
O local ainda conta com boa estrutura de apoio aos visitantes.
Por estar em local privado, é cobrada taxa de visitação.

HOSPEDAGEM

Apesar de a cidade ser pequena, opções de hospedagem não faltam. Locais de camping, pousadas urbanas e rurais, hostel e ainda três hotéis. São várias as opções para quem quiser passar alguns dias na cidade e explorá-la.

Além disso, a cidade ainda conta com algumas opções para quem deseja fazer suas refeições depois de conhecer os encantos naturais delfinopolitanos. Lanchonetes, restaurantes, pastelaria e creperia e pizzaria estão no menu da cidade, que tem tudo para conquistar os amantes do ecoturismo.

 

Leia também:São Roque de Minas: terra de cachoeiras e do queijo canastra