Couro, nobuck, camurça…Entenda as diferenças entre esses materiais
Quando você vai comprar um calçado, muitas vezes fica sem saber de que material é feito. E às vezes nem imagina qual a diferença e as vantagens de um material em relação a outro. Hoje nós vamos mostrar a diferença entre couro, nobuck e camurça. Siga aqui que você vai entender.
Couro
Muito usado em roupas como jaquetas e botas, esse material é feito de pele curtida de animal. Entretanto, ele pode ser obtido de outras duas formas: por meio de compostos oriundos do petróleo (sintético) e por meio do látex natural extraído das seringueiras da Amazônia (ecológico ou vegetal).
O couro animal é mais resistente, além de mais bonito e charmoso. E isso o torna mais caro. Botas como as AXT são feitas de couro animal e são perfeitas para usar em situações de mais contato com natureza e, principalmente, em solos mais duros.
Sintético
O sintético até se parece com o couro animal, porém não apresenta a mesma resistência. Sua durabilidade é de cerca de quatro anos e, por ter uma qualidade inferior, seu custo é mais baixo.
Vegetal
Os veganos e os ecologistas são apaixonados por esse couro, feito de seringueiras da Amazônia. Assim como o sintético, por não ter origem animal, não deveria, segundo alguns especialistas, ser denominado couro. Talvez o melhor nome fosse laminado vegetal.
Camurça
A camurça, ao contrário do laminado e do sintético, é de origem animal. Ela utiliza a parte do couro que normalmente fica virada para dentro. Essa é invertida e usada para fora, sofrendo uma lavagem específica.
Logo após, é lixada até atingir a textura rústica, ficando totalmente repleta de pelinhos.
Um detalhe importante é que a camurça recebe tratamento especial em sua superfície, tornando-se mais aveludada.
Vale lembrar que ela é mais suscetível a manchas e requer mais cuidado em sua preservação. Além de poder ser usada em calçados, é muito comum em mochilas, bolsas, jaquetas e calcanheiras.
Nobuck
Outro material também feito de couro é o nobuck. Também usado do lado contrário do couro animal, ele se diferencia da camurça por causa do seu processo de produção.
Expliquemo-lo então. Para se chegar ao nobuck, a parte contrária do couro sofre um processo de lixamento até chegar a um visual
totalmente suave e opaco. Seus pelinhos ficam bem mais curtos, praticamente aderentes à superfície do tecido.
Por causa disso, o nobuck se torna muito mais resistente do que a camurça. Ele forma roupas e calçados de altíssima qualidade, criando um visual mais urbano e bastante sofisticado. Como é bastante resistente, ele também é ótimo para trilhas, montanhas e terrenos acidentados; ou seja, perfeito para o adventure.
Então, quando for escolher o material de sua roupa ou calçado para suas aventuras, não erre. Escolha o melhor para seu propósito e também para o seu bolso.
Ótima explicação!! Muito obrigada!!
valiosa explicação!
Muito bom !
Obrigada!!
Bem didático a explicação . Ótimo!!
Excelente
Qual é mais resistente
Oi Fábio, o couro é o mais resistente.
Amei as explicações. Parabéns. Muito obrigada.
Que show estas explicações ,parabéns.