Conheça o Jabuti, de Cassio Cosentino
A paixão pelo off-road, muitas vezes, desperta tardiamente. Entretanto, alguns dos nossos amigos Xterráqueos ou mesmo que possuam outros carros 4×4, preparados para aventura, parecem ter um espírito próprio, que aparece logo cedo. E este parece ser o caso de nosso amigo Cassio Cosentino com seu projeto Jabuti. Ele mesmo nos conta como começou essa paixão.
Tudo começou com o campismo, quando com 12 anos de idade, fui participar do primeiro acampamento com a família. Desde então, o prazer de viajar e me aventurar contagiou-me de tal maneira que vem me acompanhando até hoje e sempre me acompanhará. Meu saudoso pai, o famoso Toninho, pôde me transmitir a paixão pelo off-road, quando, depois um tempo de tirar a carta de habilitação, ele conseguiu comprar um Jeep Willis Overland 1951. Aí não teve mais jeito. Eu me apaixonei e hoje tenho o grande prazer de desfrutar a aventuras em uma X Terra 2004, mecânica.
O início do Jabuti
A paixão pela Xterra é uma consequência da paixão por aventuras, iniciada logo aos 12 anos. E foi movido por ela que Cassio iniciou seu projeto Jabuti. Como todos sabem, início algum é simples. Com Cassio não foi diferente.
Para que eu pudesse chegar a evolução técnica da carretinha, o mais importante foi buscar proporcionar à família o conforto desejado. E, para isso, foi preciso passar por muitos perrengues. Com base em todos os aprendizados que tive, nasceu o projeto da Carretinha que carinhosamente chamamos de Jabuti. O nome foi dado em homenagem a esse animal silvestre, terrestre e lento, porque quando se viaja de Xterra e ainda mais rebocando, a pressa não faz parte do programa.
Parceria
Para poder conseguir colocar seu Jabuti em prática, uma pessoa foi mais do que importante, foi essencial: sua esposa Mônica. Cassio conta que, sem ela, nada seria possível.
De tanto eu insistir, ela literalmente abandonou o sapato modelo Scarpin , pela confortável bota de caminhadas, que nos permite levar uma vida mais relaxada e chegar a lugares extremos.
Mas, para começar o projeto, era preciso um ponto de partida. E ele seria a cidade de Brusque, em Santa Catarina.
Perguntei a Mônica o que ela achava de fazermos uma viagem a Brusque -SC, para visitarmos a Fena Jeepp. Disse-lhe que lá estariam expostas todas as marcas de Barracas de Teto que temos aqui no Brasil. O resultado não poderia ter sido melhor: de cara ela se apaixonou pelo conforto proporcionado por todas as marcas que lá estavam e aí nos restou apenas optar por qual modelo comprar.
Conforto do Jabuti
O projeto Jabuti preza em tudo pelo conforto dos participantes, pois o foco é sempre o acampamento em locais seguros.
Sabemos que os campings nem sempre contam com uma boa estrutura. E, como estávamos na feira, decidimos também investir em uma barraca banheiro e em um porta porte. Isso nos permitiria sentir, como se estivéssemos no conforto de nossas casas.
Garantir aos participantes uma experiência de camping que garanta um mínimo de conforto aos participantes é uma das prioridades de Cassio.
A Jabuti, conta com um reservatório de água de 120 litros , com saída direcionada para uma pia e para um aquecedor a gás. Isso nos permite um bom banho quente e com qualidade top, driblando desta maneira a falta de estrutura de alguns lugares com os quais podemos nos deparar.
Preparado para qualquer viagem
O Jabuti de Cassio está totalmente preparado para qualquer viagem. O sistema de suspensão da carreta utiliza feixe de molas e pneus de medida 245/70/16. Ele ainda conta uma bateria estacionária de 115 A, que alimenta o sistema de energia, recarregável por meio de uma usina. Para melhorar as condições, ainda há dois toldos laterais, que proporcionam boa sombra e bom espaço de convívio.
Quanto às viagens, Cassio prefere não ter um grande objetivo programado. “Por enquanto preferimos ficar Sem Destino e ir curtindo as viagens que o nosso tempo permite”, finaliza.
Ficou interessado e quer conhecer mais sobre a experiência de Cassio? Mande seu e-mail com seus dados para cosentino.cassio@gmail.co m e aprenda mais.
Qual sua reação?
Amei0
Triste0
Gostei0
Chato0
Bravo0
Radical0
Boa noite parabéns pelo belo projeto,sua carreta ficou top.
Tambem fiz uma recentemente e estou feliz com o resultado.
Preciso muito de uma bateria estacionária, obrigada pelas dicas!!