água X terra
maior cachoeira
Cachoeira da Fumaça

Conheça a maior cachoeira do Brasil

Sair para aventuras a bordo de um 4×4 é algo fantástico, não? E, quando a gente vê tantas paisagens fantásticas, que enchem nossos olhos, parece que tudo passa a valer a pena. Ver um pôr do sol ou uma serra imponente sempre traz uma sensação de pequenez em relação ao que Deus criou e nos deixou para cuidar. E, muitas vezes, é isso que buscamos, mas também não deixamos de lado as belas cachoeiras onde podemos nos banhar. E hoje inauguramos nossa nova seção “Cachoeiras do Brasil” com um post pra lá de especial. Falaremos sobre a maior cachoeira do Brasil.

Você imagina onde fica a maior cachoeira de nosso país? Se você pensou na Bahia, acertou. A queda d’água, situada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, possui 390m de altura e está entre as cidades de Lençóis e Palmeiras. O nome dela? Cachoeira da Fumaça.

Maior cachoeira tem trilha pesada

maior cachoeira do Brasil
Maior cachoeira do Brasil tem 390 metros de altura.

Ir à Cachoeira da Fumaça é uma missão para a qual nem todos podem estar muito bem preparados. O porquê você vai entender agora.

A maior cachoeira do país possui duas trilhas: uma mais simples e outra mais pesada.

A trilha mais simples leva ao topo da cachoeira. Primeiro, é necessário percorrer cerca de 75 quilômetros de carro até o início da  trilha que leva à cachoeira.

Depois, o aventureiro precisa deixar o carro e continuar por uma trilha por cerca de duas horas de caminhada até a Serra da Larguinha,  pelos Campos da Fumaça até chegar finalmente ao topo da cachoeira. Vale lembrar que essa queda d’água tem uma  altitude média de 1000 metros.

Para quem possui um espírito mais aventureiro ainda, é possível fazer uma trilha mais pesada: a “Fumaça por baixo”. Quem a realiza pode ver a Cachoeira da Fumaça de baixo para cima e  e se banhar em suas águas. O detalhe é que trilha leva de 2 a 3 dias, sendo necessário, portanto, que se levem barracas para poder dormir.

Vale lembrar que, dada a dificuldade da trilha, é imprescindível o acompanhamento de um guia.

Parque Nacional da Chapada Diamantina

maior cachoeiraPara visitar a maior cachoeira do Brasil, é preciso estar no Parque Nacional da Chapada Diamantina. O local, que possui 152 mil hectares (1520 km2) protege uma parte da Serra do Sincorá, na Bahia, e a parte norte da Serra do Espinhaço, que se estende de Minas Gerais ao estado baiano. Sua vegetação compreende três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Excelente opção para caminhadas, passeios de mountain bike, banhos de rio, escalada e canoagem junto à natureza, o Parque Nacional da Chapada Diamantina é ótimo para quem é apaixonado por aventura. São cerca de 300 km  e trilhas.

Entre as atrações do Parque estão  campos rupestres, cerrado e mata atlântica,  33 cachoeiras, duas cavernas; 10 locais de escalada; 16 sítios históricos e o Marimbus, área alagada conhecida como Pantanal da Chapada Diamantina.

 

1 Comentário