água X terra
Conceição do Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca: um cantinho de Minas para você se deliciar

Quem gosta de ecoturismo e de uma cidadezinha tranquila para poder passear sem o agito das grandes cidades precisa conhecer uma cidade em especial: Lima Duarte. Situado na Zona da Mata mineira, o município possui pouco mais de 16 mil habitantes e possui um lugar que é seu principal ponto turístico: a vila de Conceição do Ibitipoca.

Distando 27km do centro de Lima Duarte, Conceição do Ibitipoca é aquela vila que todo mundo quer visitar. Conversa do lado de fora de casa, aquele papo na praça, além daquelas ruas de pedrinhas e casinhas coloridas. E, no final de semana, aquele barzinho com música ao vivo para poder saborear uma boa comida mineira. Bom demais, não?

Belezas naturais de Conceição do Ibitipoca

Vai ao encontro de Xterra em Ibitipoca? Então saiba algumas das belezas naturais dessa terra abençoada.

Parque Estadual do Ibitipoca

Talvez essa seja a principal atração da vila. Repleto de cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paredões dão a tônica do Parque. O local pode ser acessado por meio trilhas bastante diversificadas. O parque ainda possui centro de informações com mapas e apoio aos turistas, que lá também podem acampar.

Se você quer conhecer bem o local, pode fazer as três trilhas: Circuito das Águas, Janela do Céu e  Pico do Pião.

a) Circuito das Águas

Quem visita o Parque Estadual do Ibitipoca pode percorrer essa trilha de 5km, com vistas belíssimas e cachoeiras que vão garantir aquele banho refrescante. Lago das Miragens, Ponte de Pedra, Paredão de Santo Antônio, Cachoeira dos Espelhos e Cachoeira dos Macacos são as principais atrações para os visitantes.

b) Janela do Céu

cachoeira janela do céu
Cachoeira Janela do Céu

A Janela do Céu é uma maravilhosa cachoeira na beira de um penhasco. O nome se deve ao fato de que, por ela ficar emoldurada pela vegetação, ganha a forma de uma janela com uma linda vista para o céu e para o mar de morros.

Mas quem deseja fazer essa trilha precisa se preparar fisicamente se for a pé. São 16km de ida e volta, por um caminho  rodeado pelo mar de morros,  grutas cheias de histórias além do Pico da Lombada, com 1.784 metros.

c) Pico do Piãopico do pião

O Pico do Pião é o segundo ponto mais alto do Parque Estadual do Ibitipoca, com 1.722 metros de altitude.

A dificuldade da trilha é  média e de lá é possível ter uma bela visão de 360º do parque.

2) Comércio

portal da serra ibitipoca
Portal da Serra é o shopping de Ibitipoca

Conceição do Ibitipoca não tem grandes lojas, comuns nas grandes cidades, nem drogarias que vendem de tudo. Entretanto, o local possui uma boa infraestrutura para passar uns dias bem agradáveis.

 Mercearias, açougue, padarias, lojas de artesanato, oficina mecânica, lojas de camisas e artigos de Ibitipoca, além de lan house, pesque-pague, sorveteria e loja de materiais de construção fazem parte da vila. Aliás, há até mesmo um “shopping” no local: o Portal da Serra.

 

3) Igrejas

matriz de nossa senhora da conceição ibitipocaOutra boa opção em Conceição do Ibitipoca é conhecer as igrejas do local: a matriza de Nossa Senhora da Conceição, cujas raízes remontam a 1768 e a de Nossa Senhora do Rosário, do início do século XIX. Ambas contam um pouco da história da cidade e de Minas a seus turistas.

Adicionar Comentário