"> BOTAS ADVENTURE, COMO ELAS SURGIRAM - água X terra
água X terra

BOTAS ADVENTURE,

COMO ELAS SURGIRAM

Bota adventure

A EVOLUÇÃO DAS BOTAS ADVENTUREFusca

Por Luana Costa

Hoje vamos contar a história das botas adventure, que no início eram coturnos militares enormes que precisaram ser aprimorados, até chegar as botas.

CoturnoCOTURNOS

As Botas adventure foram iniciadas a partir da Guerra Civil Americana, no século 19, as tropas apresentaram coturnos em couro que ofereciam proteção contra investidas inimigas e clima. Essas botas eram grandes e tinham alongados os canos de couro até uma altura abaixo do joelho, o que, com o uso, foi constatado o comprometimento da mobilidade, já que a densidade da matéria prima dificultava o movimento natural das articulações dos pés.

Com o advento das grandes guerras mundiais, a tecnologia passou a integrar pelotões. É claro que os calçados também entraram nesse barco. Na 1ª Guerra Mundial (1914-1918), as proteções de “canela” foram mantidas, porém, para resolver a questão da maleabilidade das botas, especialmente nas articulações de tornozelo, surgiram as amarrações por cadarço.

Já na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), modelos mais semelhantes aos que temos hoje começaram a aparecer. Coturnos de cano mais curto, priorizando a leveza, foram utilizados por todas as tropas envolvidas no conflito. Para solucionar o problema da proteção das canelas, polainas foram desenvolvidas; assim, as botas garantiam maior mobilidade e agilidade, como também protegiam os tornozelos contra torções.

Anatomia do calçado

Com o passar dos anos e, evidente, das guerras que marcaram a história moderna da humanidade, os calçados de combate ganharam Botas adventurecaracterísticas particulares que potencializaram seu uso. Da guerra do Vietnã (1955-1975), até os tempos atuais, esta evolução ficou ainda mais nítida.

 

BOTAS TREKKING

história do trekking é antiga e teve origem no início do Século XIX, através dos trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. Eles utilizavam o termo Trekken para designar sofrimento e resistência física. Com a chegada dos ingleses ao local, a expressão foi adaptada e passou a denominar as longas caminhadas realizadas pelos trabalhadores britânicos.

A palavra trek tem sua origem na língua africâner e passou a ser empregada pelos VORTREKKERS, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.

O verbo TREKKEN significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio de locomoção era a caminhada.

Quando os britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pela lingua Inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente.

Atualmente utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para conhecer.

Botas adventure Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, especialmente na busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.

Hoje em dia as pessoas buscam por aventura e a fuga da monotonia do dia a dia de uma cidade grande seja o principal motivo. O esporte em geral é um anti-stress urbano, geralmente originado por excesso de trabalho, má alimentação, violência e trânsito.

A originalidade destes esportes associado à natureza contribui para isso, a sociedade está sempre buscando essa interação Homem e natureza podendo juntar o radicalismo que alguns esportes proporcionam.

Botas adventureO Trekking traz a sensação de contato com a natureza descobrindo paraísos perdidos no meio da adversidade da nossa fauna brasileira e com isso se faz ser um dos esportes mais procurados.

A mistura desses tipos de calçados trouxe a evolução do que conhecêssemos hoje como tênis e botas adventures, também chamados de coturnos, coturnos militares, etc …

Por ser um calçado de alta solicitação, ou seja, precisa aguentar caminhadas, diversos tipos de terrenos, subidas e descidas íngremes, água, terra, entre outros o calçado adventure precisa aguentar o “tranco” sendo o preferido de pessoas que gostam de uma verdadeira aventura!

Conheça a nova linha das botas adventure Xterra e descubra sua parceira de aventuras.

Bota Masculina Adventure

1 Comentário

  • Botas excelentes. Me apaixonei por elas quando vi meus amigos usando. Essas botas serão minha proxima pedida, afinal, quem faz trilha tem que ter bons pneus e solas..