BOTAS ADVENTURE,
COMO ELAS SURGIRAM

A EVOLUÇÃO DAS BOTAS ADVENTURE
Por Luana Costa
Hoje vamos contar a história das botas adventure, que no início eram coturnos militares enormes que precisaram ser aprimorados, até chegar as botas.
As Botas adventure foram iniciadas a partir da Guerra Civil Americana, no século 19, as tropas apresentaram coturnos em couro que ofereciam proteção contra investidas inimigas e clima. Essas botas eram grandes e tinham alongados os canos de couro até uma altura abaixo do joelho, o que, com o uso, foi constatado o comprometimento da mobilidade, já que a densidade da matéria prima dificultava o movimento natural das articulações dos pés.
Com o advento das grandes guerras mundiais, a tecnologia passou a integrar pelotões. É claro que os calçados também entraram nesse barco. Na 1ª Guerra Mundial (1914-1918), as proteções de “canela” foram mantidas, porém, para resolver a questão da maleabilidade das botas, especialmente nas articulações de tornozelo, surgiram as amarrações por cadarço.
Já na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), modelos mais semelhantes aos que temos hoje começaram a aparecer. Coturnos de cano mais curto, priorizando a leveza, foram utilizados por todas as tropas envolvidas no conflito. Para solucionar o problema da proteção das canelas, polainas foram desenvolvidas; assim, as botas garantiam maior mobilidade e agilidade, como também protegiam os tornozelos contra torções.
Anatomia do calçado
Com o passar dos anos e, evidente, das guerras que marcaram a história moderna da humanidade, os calçados de combate ganharam características particulares que potencializaram seu uso. Da guerra do Vietnã (1955-1975), até os tempos atuais, esta evolução ficou ainda mais nítida.
BOTAS TREKKING
A história do trekking é antiga e teve origem no início do Século XIX, através dos trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul. Eles utilizavam o termo Trekken para designar sofrimento e resistência física. Com a chegada dos ingleses ao local, a expressão foi adaptada e passou a denominar as longas caminhadas realizadas pelos trabalhadores britânicos.
A palavra trek tem sua origem na língua africâner e passou a ser empregada pelos VORTREKKERS, os primeiros trabalhadores holandeses que colonizaram a África do Sul.
O verbo TREKKEN significa migrar e carregava uma conotação de sofrimento e resistência física, numa época em que o único meio de locomoção era a caminhada.
Quando os britânicos invadiram a região, a palavra foi absorvida pela lingua Inglesa e passou a designar as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente.
Atualmente utiliza-se a palavra também em português, significando caminhadas em trilhas naturais em busca de lugares interessantes para conhecer.
Quando os britânicos invadiram a região e estabeleceram seu domínio político na África, a palavra foi absorvida pela língua inglesa e passou a designar as longas e difíceis caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente, especialmente na busca de novos conhecimentos, como a nascente do rio Nilo e as neves do monte Kilimanjaro.
Hoje em dia as pessoas buscam por aventura e a fuga da monotonia do dia a dia de uma cidade grande seja o principal motivo. O esporte em geral é um anti-stress urbano, geralmente originado por excesso de trabalho, má alimentação, violência e trânsito.
A originalidade destes esportes associado à natureza contribui para isso, a sociedade está sempre buscando essa interação Homem e natureza podendo juntar o radicalismo que alguns esportes proporcionam.
O Trekking traz a sensação de contato com a natureza descobrindo paraísos perdidos no meio da adversidade da nossa fauna brasileira e com isso se faz ser um dos esportes mais procurados.
A mistura desses tipos de calçados trouxe a evolução do que conhecêssemos hoje como tênis e botas adventures, também chamados de coturnos, coturnos militares, etc …
Por ser um calçado de alta solicitação, ou seja, precisa aguentar caminhadas, diversos tipos de terrenos, subidas e descidas íngremes, água, terra, entre outros o calçado adventure precisa aguentar o “tranco” sendo o preferido de pessoas que gostam de uma verdadeira aventura!
Conheça a nova linha das botas adventure Xterra e descubra sua parceira de aventuras.
Botas excelentes. Me apaixonei por elas quando vi meus amigos usando. Essas botas serão minha proxima pedida, afinal, quem faz trilha tem que ter bons pneus e solas..