água X terra
chuva

Chuva e 4×4: uma ótima combinação, mas que requer cuidados.

Dezembro chegou e, com ele, o calor e também a chuva. Nesta época, é inevitável aquela vontade de se refrescar. E buscar uma cachoeira parece sempre uma excelente opção. Entretanto, vale a pena tomar certos cuidados durante esse período. Veja alguns que podem ajudá-lo a cuidar melhor de seu carro, garantindo uma direção mais tranquila. Não é porque você tem um 4×4 que vai abusar da sorte, não é?

1) Garanta a visibilidade da pista

chuva
Vidro embaçado pode ser causa de acidentes

Durante uma chuva, nada é mais importante do que ter a melhor  visibilidade possível da pista. Para isso, é imprescindível ter os limpadores de para-brisa funcionando bem.

Se você começar a notar riscos de borracha no vidro ou mesmo um som estranho emitido pelos limpadores, não tenha dúvidas: troque-os. E a dica vale também para as peças do vidro traseiro.

2) Cuide bem dos faróis

Normalmente, durante a chuva, os dias perdem um pouco de luminosidade. Por isso, é bom ter manter os faróis acesos em muitos momentos. Sendo assim, não deixe de conferir o estado das lanternas de seu carro.

Manter as luzes de sinalização é de suma importância para evitar transtornos no trânsito. Outro problema que você evita são os 4 pontos em sua carteira e uma multa.

3) Evite aquaplanagem

aquaplanagem na chuva
Aquaplanagem é um dos perigos em tempos de chuva,

Durante o período chuvoso, a água  reduz o atrito entre o asfalto e os pneus. E isso pode gerar a famosa aquaplanagem, processo no qual o condutor praticamente perde o controle do carro devido à falta de contato entre o pneu e o chão. Com isso, você pode correr sério risco de acidente.

Se você quer evitar esse problema, confira sempre a profundidade dos sulcos dos pneus (ranhuras na borracha) do seu carro. São eles que entregam a condição atual da borracha.

4) Seja cuidadoso com os freios

Ter os freios funcionando bem é fundamental para se dirigir com segurança em épocas de chuva. São eles  os responsáveis por parar o seu carro em alguma emergência, e por isso devem estar em boas condições.

Se deseja dirigir tranquilamente e curtir suas aventuras nesse período chuvoso, confira periodicamente o fluido de freio e a condição dos demais componentes do sistema de freios, como discos, cilindros etc.

Se notar qualquer ruído ou demora ao frear, não hesite: vá à oficina e dê a adequada manutenção em sua máquina. Assim você tira o melhor dela e não compromete sua aventura.

5) Cuide também da circulação de ar

Estar à frente da direção de um carro exige vários cuidados. Ao praticar o off-road, você  precisa estar atento a tudo o que cerca seu carro  e isso inclui a circulação de ar.

Se seu carro possui ar condicionado ou não, é sempre bom ver como está esse item. Em caso de opacidade do vidro, são eles que garantem sua visibilidade. Cuide bem da circulação de ar de seu carro e não corra riscos para seu veículo e também para sua vida.

6) Estacione de forma segura

carro amassado por árvoreQuando se está fazendo autoescola, uma das recomendações é não estacionar próximo a árvores, certo? Entretanto, alguns mais descuidados sempre gostam de deixar o carro tomando aquela sombrinha gostosa, não é?

Pois em dias de chuva a recomendação deve ser levada ainda mais a sério. Com a chuva, muitas vezes vêm raios ou mesmo a queda de granizo.

Para evitar que alguma árvore caia sobre seu veículo e o amasse, estacione em áreas cobertas, longe de árvores maiores.

7) Dirija com mais atenção

Quem possui um carro potente como uma Xterra não pode negligenciar certos cuidados ao dirigir. Mesmo que o carro seja bem mais estável e seguro que outros, é sempre bom, em épocas de chuva, Além das dicas de manutenção, é sempre bom levar em conta alguns conselhos na hora de dirigir com chuva,  não ultrapassar a distância de segurança, reduzir a velocidade, redobrar o cuidado nas ultrapassagens e ficar atento à visibilidade.

Lembre de que dirigir seguro é a melhor forma de poder aproveitar suas viagens e fazer valer a pena suas aventuras.

Adicionar Comentário