Churrasco e Xterra. Para os gaúchos, uma combinação perfeita

churrasco e xterra

Churrasco, bom chimarrão, fandango, trago e Xterra. É disso que a gente gosta. É isso que a gente quer. A música “É disso que o velho gosta”, de Berenice Azmbuja e Gildo Campos retrata um pouco das tradições gaúchas. E essas tradições são mantidas pelo  XTCB RS, um grupo de amigos, que se reúne e confraterniza sempre regado a churrasco e Xterra.

O encontro normalmente se dá na Ilha dos Marinheiros, em Porto Alegre, há mais ou menos cinco anos, geralmente entre setembro e outubro. A ideia é comemorar o aniversário de alguns colegas.

Porém, isso não é uma regra. Sempre que os amigos se animam, correm para a Ilha e vão fazer aquele churrasco gaúcho.

COSXTELAÇO: O PRATO PRINCIPAL PARA QUEM GOSTA DE CHURRASCO E XTERRA

Ser Xterra é algo único para qualquer proprietário desse carro. (Se você ainda não tem, não sabe o que estou falando). Mas o amor a essa máquina ultrapassa e muito os limites das pistas off-road. Quem ama seu Xterra arranja até um jeito de colocar o nome dele em um prato. É o caso de nossos amigos gaúchos.

Ao invés de fazerem um costelão, durante seu encontro com churrasco e Xterra, fazem um COSXTELAÇO, regado ao molho de Chimichurri. A receita é argentina e foi levada pelos amigos Mário e Wyllyan. Esse é o prato principal quando a turma se reúne. Claro, sempre regado a um bom chimarrão que gaúcho não dispensa.

Mas se você acha que o COSXTELAÇO é algo rápido de fazer, você se engana. Às vezes é preciso aguardar até 12 horas – sim, isso mesmo – para poder saborear esse prato único. Mas, se a costela demorar, não dá para ficar com fome, não é? Aperitivos como uma linguiça campeira ou algumas tiras de carne são mais que necessários para manter o papo mais agradável.

E a confraternização fica melhor ainda quando cada proprietário de XTerra leva alguma receita familiar. Aí a festa fica completa. Mas, se o seu caso não é ficar comendo churrasco e tomando chimarrão, você pode se juntar a alguns amigos que vão ao Guaíba pescar.

FAMÍLIA XTERRA

Quem quiser ir a qualquer encontro dos XTCB RS é só chegar que será muito bem acolhido. Porque Xterra é uma família, sempre pronta para acolher quem dela quiser fazer parte.

E, se você mora no Rio Grande do Sul, fique atento aos encontros que nossos amigos gaúchos estão marcando. No último encontro, foram marcadas novas expedições que, esperamos, sejam regadas a churrasco e Xterra.

Churrasco e Xterra
Fotos: RHSPhotos – www.rhsphotos.com.br