água X terra

Cataratas do Iguaçu. Um lugar para encher os olhos.

cataratas do iguaçu

Quando se fala de cachoeiras, pensa-se em vários locais: Serra da Canastra, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros... Mas não há como negar que um local em especial não pode deixar de ser mencionado: as Cataratas do Iguaçu.

Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, dividida entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo. O local, que possui 186 mil hectares de belezas naturais é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Cataratas do Iguaçu: atrações

Quem vai às Cataratas do Iguaçu tem muito a ver. São 275  quedas d’água, com algumas chegando a 90 metros de altura. E elas podem ser visitadas tanto pelo lado brasileiro quanto pelo lado argentino. A mais famosa delas, chamada de Garganta do Diabo, fica do lado argentino do parque.

Garganta do Diabo

cataratas do iguaçu garganta do diaboA cachoeira mais famosa das Cataratas do Iguaçu fica em Puerto Iguazu, do lado argentino do Parque. É a mais imponente queda d’água do local, com mais de 80m de altura e pode ser acessada de trem.  Sobre ela está uma passarela de 1,1 km, tornando-se possível ver toda essa maravilhosa atração.

Lenda

Quem vai à Garganta do Diabo talvez estranhe esse nome, cuja origem mais provável é uma lenda.  Conforme conta o site G1, conta a história que o índio Tarobá se apaixonou pela jovem Naipi, prometida ao deus Zeruboi.

Um dia, os dois fugiram e Zeruboi retorceu o corpo sob a terra e formou uma fenda gigante. Com isso, a canoa dos dois apaixonados caiu na Garganta do Diabo. Esse nome passou a ser usado pelos moradores e  divulgado pelos guias de turismo e a constar nos livros.

Macuco Safari

 

cataratas do iguaçu macuco safari
Passeio de barco pelas cataratas traz bastante emoção aos visitantes.

Outra grande atração do parque é o Macuco Safari. Trata-se de um passeio realizado em um bote, nas águas do Rio Iguaçu. Esse passeio leva os visitantes bem próximos da quedas, não só para observá-las de dentro da água, mas também para tomar um banho nas cataratas.

Para quem gosta de aventura, antes de chegar ao ponto de embarque no rio, é realizado um trajeto por meio da mata. Vale lembrar, no entanto, que  essa caminhada é opcional e pode ser realizada em um veículo elétrico.

Trilha do Poço Preto

cataratas do iguaçu trilha do poço preto
Feita com guias especializados e repleta de belezas naturais, a trilha do Poço Preto garante emoção aos turistas.

Quem procura exercitar-se pode se valer dessa interessante atração. São 9 km de  caminhada no meio da mata, culminando em um passeio de caiaque pelas águas do rio Iguaçu. Vale muito a pena para os exploradores.

Como se vê, este é um passeio e tanto para quem ama aventuras. Mais informações, entre neste site e saiba como visitar este local que é, literalmente, uma maravilha do mundo.

Adicionar Comentário