Cataratas do Iguaçu. Um lugar para encher os olhos.
Quando se fala de cachoeiras, pensa-se em vários locais: Serra da Canastra, Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros... Mas não há como negar que um local em especial não pode deixar de ser mencionado: as Cataratas do Iguaçu.
Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, dividida entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das sete maravilhas naturais do mundo. O local, que possui 186 mil hectares de belezas naturais é tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Cataratas do Iguaçu: atrações
Quem vai às Cataratas do Iguaçu tem muito a ver. São 275 quedas d’água, com algumas chegando a 90 metros de altura. E elas podem ser visitadas tanto pelo lado brasileiro quanto pelo lado argentino. A mais famosa delas, chamada de Garganta do Diabo, fica do lado argentino do parque.
Garganta do Diabo
A cachoeira mais famosa das Cataratas do Iguaçu fica em Puerto Iguazu, do lado argentino do Parque. É a mais imponente queda d’água do local, com mais de 80m de altura e pode ser acessada de trem. Sobre ela está uma passarela de 1,1 km, tornando-se possível ver toda essa maravilhosa atração.
Lenda
Quem vai à Garganta do Diabo talvez estranhe esse nome, cuja origem mais provável é uma lenda. Conforme conta o site G1, conta a história que o índio Tarobá se apaixonou pela jovem Naipi, prometida ao deus Zeruboi.
Um dia, os dois fugiram e Zeruboi retorceu o corpo sob a terra e formou uma fenda gigante. Com isso, a canoa dos dois apaixonados caiu na Garganta do Diabo. Esse nome passou a ser usado pelos moradores e divulgado pelos guias de turismo e a constar nos livros.
Macuco Safari
Outra grande atração do parque é o Macuco Safari. Trata-se de um passeio realizado em um bote, nas águas do Rio Iguaçu. Esse passeio leva os visitantes bem próximos da quedas, não só para observá-las de dentro da água, mas também para tomar um banho nas cataratas.
Para quem gosta de aventura, antes de chegar ao ponto de embarque no rio, é realizado um trajeto por meio da mata. Vale lembrar, no entanto, que essa caminhada é opcional e pode ser realizada em um veículo elétrico.
Trilha do Poço Preto
Quem procura exercitar-se pode se valer dessa interessante atração. São 9 km de caminhada no meio da mata, culminando em um passeio de caiaque pelas águas do rio Iguaçu. Vale muito a pena para os exploradores.
Como se vê, este é um passeio e tanto para quem ama aventuras. Mais informações, entre neste site e saiba como visitar este local que é, literalmente, uma maravilha do mundo.
Deixe uma resposta