Capitólio: um paraíso na Serra da Canastra

capitólio

Passeando pela Serra da Canastra, você pode chegar a uma das cidades mais visitadas em Minas Gerais: Capitólio. A cidade, antes pertencente a Piumhi e que completou 70 anos de emancipação em 2018, possui belezas naturais incríveis e atrai muitos turistas anualmente.  Conheça aqui algumas dessas maravilhas que Capitólio oferece.

1) Balneário Escarpas do Lago

capitólio escarpas do lago

Localizado a 7 km do centro de Capitólio, o Balneário fica às margens do Lago de Furnas. Em Escarpas do Lago, há  várias opções de passeios, restaurantes, boates e bares. No local são comuns as saídas de barcos para navegar entre os cânions e que fazem paradas para banhos de cacheira.

Gostou? Para quem quer se deleitar com os atrativos naturais, é possível ainda andar de jet ski, praticar Wake Board, entre outros esportes náuticos.

Mas, se a pedida for cair na balada, Escarpas promove festas de grande destaque, principalmente durante o Carnaval e a Semana Santa, com atracões da música sertaneja e do axé.

 

2) Cânions de Capitólio

capitólio cânions

Entre as várias belezas naturais de Capitólio, estão seus cânions. Para poder apreciar esses enormes paredões de mais de 20 m, o turista pode fazer um passeio temático de barco.  Nesse passeio o turista pode Deslizar por entres esses paredões, entrar por entre as fendas que se abrem e ver surgir à sua frente  impressionantes  cachoeiras e sucessivas quedas d’água. Um colírio para os olhos!!!

3)Paraíso Perdido

capitólio paraíso perdido

Paraíso Perdido é um nome que remete à obra épica de John Milton.  Mas, em Capitólio, o nome nada tema ver com o pecado original de Adão e Eva. A exuberante beleza desse local, situado  em um vale cortado pelo ribeirão Quebra Anzol,  evoca o paraíso.  Cânions, 18 piscinas naturais e 8 quedas de águas límpidas e cristalinas, que correm sobre pedras de quartzito predominantemente branco, dão a tônica desse lugar tão especial.

Para maior comodidade dos visitantes, o Paraíso Perdido possui lanchonete/restaurante, banheiros com chuveiros de água quente, área para camping com pias, tanque, mesas e churrasqueiras debaixo de árvores. Um convite e tanto para contemplar e sentir tamanha beleza.

4) Cachoeira do Lago Azul

capitólio cachoeira do lago azulÉ um dos cartões postais de Capitólio e região. Duas quedas d’água formam uma deliciosa piscina natural de águas azuis turquesa. Vale a pena conhecer o local, que cobra uma taxa para  preservação ambiental.

5) Mirante dos Cânions e Cachoeira Diquadinha

 

capitólio mirante dos cânions Para quem gosta de apreciar uma vista panorâmica, uma boa pedida é visitar o Mirante dos Cânions. O local fica próximo à rodovia MG-050, entre o km 312 e 313. Para chegar lá, o turista precisa enfrentar pequena uma trilha de 100 metros. De lá poderá ter uma  vista privilegiada do Lago de Furnas e das formações rochosas.

 

capitólio cachoeira diquadinha
Cachoeira Diquadinha fica do lado oposto ao mirante

Próxima ao Mirante está a Cachoeira Diquadinha. Formada por um tipo de rocha chamada São Tomé, suas quedas de águas têm coloração alaranjada.

 

6) Cachoeira da Cascatinha

capitólio cachoeira da cascatinha

Quedas d’água sobre degraus naturais de pedra mineira São Tomé. Essa é a beleza da Cachoeira da Cascatinha, situada no Cânion de Furnas. A cachoeira da Cascatinha é perfeita para bons banhos de cachoeira. Seu acesso pode se dar por terra ou mesmo a partir de trilhas no Eco Parque.

Como você vê, essas são apenas algumas das belezas naturais de Capitólio: uma das mais belas cidades da Serra da Canastra.