Cânions do Viana: natureza imponente para quem ama o off-road

Calor, imponência e muita emoção em cinco horas de passeio off-road. É o que oferecem os cânions do Viana, em Bom Jesus, a 632 km de Teresina, capital do Piauí. O local, que tem como cidadão mais famoso o humorista Whindersson Nunes, possui cerca de 25 mil habitantes e belezas naturais que impressionam.

Muitas chapadas são parte do relevo de Bom Jesus. E os cânions do Viana talvez sejam a mais famosa de suas belezas naturais.

Cânions do Viana: sertão exuberante

cânions do vianaQuem visita o local não terá, como acontece em muitas dessas formações rochosas, lagos logo abaixo. O que se percebe ao estar  nessa maravilha é o sertão com todas suas cores,sons e imagens. E, como não podia faltar, o chão de terra que corre por entre as inúmeras falésias formadas por imensos paredões rochosos.

 

Uma aventura em altas temperaturas

Não só os paredões  rochosos impressionam. A aventura pelo caminho traz como surpresas gados, pássaros e algumas lagoas que se formam depois das chuvas.

cânions do viana

Ou seja, apesar de ser um caminho sem muitos obstáculos naturais, traz alguns desafios bem interessantes para quem ama o 4×4.

E, apesar do forte calor (em pleno inverno a temperatura do local está em 34ºC), há muito vento e até alguma sombra para os aventureiros.

 

Rally dos Sertões

Os cânions do Viana foram uma das etapas do Rally dos Sertões 2019, considerado o maior das Américas. O evento mobilizou cerca de 1800 pessoas entre participantes e organizadores.

No total, foram percorridos  mais de 2800 km entre Mato Grosso do Sul e Ceará ao longo de oito dias de disputa.

cânions do viana

E, se você quer fazer aproveitar essa beleza natural da melhor forma possível, reserve pelo menos cinco horas para ele. São duas horas de ida, uma de observação e mais duas de volta.

E não saia de mãos abanando: leve água e alimentação, para não sofrer com o calor ao longo do passeio.

 

Gruta do Viana

Passagem de carros no Rally dos Sertões 2019. Caso queira um pouco mais de emoção, vale ir à gruta do Viana. O local fica a 29 km passando pelos cânions e é marcado pela religiosidade.

gruta do viana

Conta-se que o local recebeu a visita de uma santa e até hoje, por causa desse fato, muitos o visitam. Aliás, existe a imagem de Nossa Senhora no local que, depois de 27 km de viagem, pode ser acessado a pé, depois de uma caminhada de mais 2 km.

Como se vê, os cânions do Viana são, definitivamente, uma ótima opção para quem ama o off-road.