Cachoeiras paranaenses para se deliciar neste calor

cachoeiras paranaenses salto são francisco

O verão chegou e com ele o calor. Ainda que, em alguns momentos, tenhamos alguma chuva, a temperatura quente parece não diminuir. Para você que quer se refrescar nesta época do ano, separamos algumas cachoeiras paranaenses que vão ajudá-lo nessa empreitada.

5 cachoeiras paranaenses para se refrescar no calor

Vamos então direto ao ponto. Apresentamos agora cinco cachoeiras paranaenses para você se refrescar neste calor.

1) Preciosa

cachoeiras paranaenses preciosaA 173 km de Curitiba está situada a história Guaraqueçaba, fundada em 1545. Nessa cidade, a cachoeira Preciosa talvez seja uma das mais belas  que você verá.

Para visitá-la, é preciso ir à Reserva Ecológica do Sebuí, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. Um detalhe do local é que se trata uma das partes da Mata Atlântica ainda intocada em nosso país. Isso quer dizer que ela está repleta de animais selvagens e de plantas bem variadas.

A infraestrutura da Reserva é bem básica e rústica – o que garante muita aventura para os visitantes. Para chegar a ela, é preciso fazer uma caminhada que inclui uma subida de cerca de 20 minutos. E, apesar de sua queda não ser grande, seu poço é fundo (cerca de 10 metros de profundidade). E isso exige certo cuidado ao entrar nela.

O esforço físico vale a pena em uma água tão límpida quanto a que você vai encontrar.

2) Buraco do Padre

Para quem não abre mão de uma aventura, essa cachoeira, com certeza, é impressionante. Situada em Ponta Grossa,cachoeiras paranaenses buraco do padre a apenas 120km de Curitiba, ela pode ser considerada um local, digamos, especial.

Sua queda é de 30 metros de altura, mas o que chama a atenção é principalmente sua localização.  A queda d’água está dentro de uma furna e forma um pequeno lago de fundo arenoso.

Para chegar até ela, basta pegar uma trilha de 880 metros dentro do Parque Buraco do Padre e seguir por ela. A trilha é bem sinalizada e o acesso ao parque só se dá mediante reserva online. O local guarda ainda outras belezas como o Poço Encantado, a Fenda da Feira e a Toca do Morcego, que também merecem a visita.

3) Véu da Noiva

cachoeiras paranaenses véu da noivaO Estado do Paraná também tem  sua cachoeira Véu da Noiva.  O nome, na verdade, é cachoeira do Sobradinho, porém, devido a sua queda como uma cascata, ela também ganhou o nome acima.

Situada na cidade de Sengés, a 272 km de Curitiba e na divisa com o Estado de São Paulo, essa paisagem é incrível. Sua água é cristalina e esverdeada e queda d’água é de cerca de 40 metros de altura.

4) Salto São João

A quarta entre as cachoeiras paranaenses que vamos destacar neste post é  a Salto São João. Situada em Salto São JoãoPrudentópolis, possui tem 84 metros de altura e  se situa  dentro do Parque Monumento Natural Salto São João. O local é  uma área de proteção ambiental da cidade, situada a 203 km de capital, Curitiba.

Para quem gosta de um local bem estruturado, uma boa notícia. A estrutura do parque é ótima. Ele possui centro de visitantes, estacionamento, banheiros, lanchonete, mirantes e trilhas de cascalho, facilitando bem sua visitação.

5) Salto São Francisco

Salto São Francisco
Salto São Francisco é a maior cachoeira do Sul do Brasil, com 196 metros de altura.

A última das cachoeiras paranaenses que vamos abordar é o Salto São Francisco. Situada entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, ela possui impressionantes 196 metros de queda. O local fica dentro do Parque Municipal São Francisco da Esperança e o acesso a ela pode se dar de duas formas.

O primeiro,  na divisa de Prudentópolis e Turvo, é pela estrada de 46 km (últimos 5 km de terra) que começa no km 343 da BR-277.

Outro acesso se dá pelo km 252 da BR-373, pela estrada Linha Vista Alegre, 48 km (37 km de terra).

O visual, no entanto, compensa bastante a sujeira e o barro que o carro pode pegar.

Chegamos ao fim de nosso roteiro pelas cachoeiras paranaenses. Conhece alguma que não colocamos? Comente e nos dê a dica. Quem sabe em breve sua sugestão não esteja contemplada em nosso blog?