Cachoeiras da Serra da Canastra: um passeio imperdível
Dando prosseguimento aos posts sobre as cachoeiras da Serra da Canastra, destacamos mais quatro cachoeiras desse lugar maravilhoso, imperdível. Veja abaixo.
1- Cachoeiras do Capão Forro
A 5km de São Roque de Minas, ao pé da Serra da Canastra, encontra-se o complexo de cachoeiras do Capão Forro. Trata-se de um conjunto de cachoeira e piscinas naturais excelentes para banho.
De fácil acesso, as cachoeiras desse complexo se situam fora do Parque Nacional. A principal delas é a do Capão Forro cujo nome remonta à época dos quilombos. Deriva-se das palavras alforria (forro significa alforriado, livre) e capão que significa mata. Forma-se assim o conceito de “mata do liberto ou escravo”.
Nesse complexo,por ser área privada, é cobrada taxa de visitação.
2- Casca D’anta
A cachoeira Casca D’anta é o cartão postal da Serra da Canastra. Também puder: com uma sequência de cinco quedas das águas do rio São Francisco,ela é o maior atrativo do Parque. Vale lembrar que uma das quedas tem quase 200 metros de altura. Isso faz com que seja impossível o visitante chegar muito perto, dado que seu volume e sua força são muito grandes.
Sendo assim, restam duas saídas para quem busca visitar essa cachoeira. Por meio de uma trilha leve, o visitante pode ir à parte de cima dela. De lá, pode observar de um mirante sua grande queda d’água. Lá também encontrará um poço para se banhar.
O outro acesso é pela parte de baixo. Por lá pode-se avistar a cachoeira de frente e também tomar banho em seu poço, que é profundo.
3- Cachoeira da Chinela
Situada próxima ao município de Vargem Bonita, a Cachoeira da Chinela é de rara beleza. Encontrada entre montanhas que margeiam a serra, seu acesso se dá por um trilha que, apesar de fácil, não é muito bem sinalizada.
O acesso de carro é possível, mas até certo ponto. A vantagem é não ter que andar muito da casa de onde se para o carro até a cachoeira. Para-se em uma casa na roça, pagam-se 5 reais por pessoa – a cachoeira é particular – e de lá se segue para a cachoeira.
4. Cachoeira da Parida
Mais longe do Parque Nacional, um destaque entre as cachoeiras da Serra da Canastra é a da Parida. Situada a 90 km do município de Sacramento, é uma das mais bonitas da Serra. Suas quedas d’água brotam de um pequeno cânion e formam poços de águas profundas e cristalinas. No terreno da fazenda é ainda possível ver um sítio arqueológico com pinturas rupestres.
Também localizada em uma propriedade particular, a cachoeira leva esse nome por causa de uma escrava grávida que teria dado a luz ali, na beira do córrego. Tendo a criança nascido ali, o apelido pegou e a lenda ficou perpetuada no nome da cachoeira.
Para chegar até lá, estando no parque, é preciso dirigir por um bom pedaço de chão: 112km até uma das cachoeiras menos visitadas da Canastra.
Leia também: Serra da Canastra: uma dádiva da natureza
Deixe uma resposta