"> Cachoeiras da Chapada Diamantina: muita aventura para seu feriado
água X terra
cachoeiras da chapada diamantina cachoeirão
Cachoeirão é a segunda maior queda d'água da Chapada Diamantina

Cachoeiras da Chapada Diamantina: potência e muita beleza para cada visitante

Chuva, calor, fim de férias das crianças e proximidade com o Carnaval. Eis o cenário que muitos amantes do 4×4 encontram nesta época do ano. Em um momento em que muitos já pensam no próximo feriado, uma boa dica é ir à Bahia. Não, ninguém está falando de ir para o Carnaval de rua para curtir as músicas da boa terra (nada contra), mas para aproveitar a natureza. O destino? As cachoeiras da Chapada Diamantina.

Além de o local possuir uma das maiores quedas d’água do Brasil, quem visita a Chapada Diamantina pode encontrar outras maravilhas que vão encantar os olhos e refrescar o corpo. Conheça algumas neste post.

3 belas cachoeiras da Chapada Diamantina

Além da cachoeira da Fumaça, listamos aqui outras três belas e volumosas cachoeiras para aproveitar na Chapada Diamantina. Siga nosso post para conhecê-las.

1. Cachoeira dos Cristais

cachoeiras da chapada diamantina cristaisCom 110 m de queda, essa cachoeira faz parte de um passeio de três horas. São 8 km de caminhada com trechos íngremes e dificuldade de média para difícil; ou seja, é excelente para quem gosta de uma boa aventura.

Situada no município de Andaraí, a Cristais parece ter seu nome devido  rilho do quartzito na luz do sol, revelado quando o nível da água está mais baixo.

2. Cachoeira Encantada

cachoeiras da chapada diamantina encantada
É possível dormir na cachoeira Encantada

Para quem gosta de imponência, nada melhor que uma das mais belas cachoeiras da Chapada Diamantina: a Encantada, em Itaetê. São 230 m de altura.

E se o trekking é seu forte, a Encantada tem aventura de sobra. Sua trilha começa no assentamento Baixão e tem aproximadamente 4,5 quilômetros, com o tempo de caminhada (ida) estimado em três horas.

Para fazer sua aventura ainda maior, boa parte da caminhada ocorre em leito de rio. Transposição de pedras de diversos tamanhos e muito esforço fazem parte da trilha que conduz a essa beleza natural.

3. Cachoeirão

cachoeiras da chapada diamantina cachoeirão
Cachoeirão por baixo

Com 270m, essa é uma das maiores cachoeiras da Chapada Diamantina. O local, que pode ser acessado por cima ou por baixo, fica no Vale do Pati, é um colírio para os olhos.

Podendo ter até mesmo 10 quedas d’água, o Cachoeirão é uma das grandes atrações para quem vai  a essa região do Parque.

Vale muito a pena conferir cada uma dessas opções que vão animar o seu Carnaval;

1 Comentário

  • Conheci todas, faltaram outras tão belas quanto essas, a buracão e fumacinha na região de Ibicoara, sul da chapada; cachoeirão e fumaça na região do Vale do Capão. Recomendo o guia Léo, nativo de Ibicoara, só bizu!