Cachoeiras da Canastra:
um espetáculo da natureza
Quem passeia por São Roque de Minas, Vargem Bonita, São João Batista do Glória ou Delfinópolis pode aproveitar bastante a generosa natureza que permeia essas cidades. E nesses locais as cachoeiras da Canastra são um grande atrativo. Aliás, são mais de 50 quedas d´água para você poder se refrescar neste calor e passar o feriado.
Vamos conhecer algumas das principais atrações desse local maravilhoso.
Cachoeiras da Canastra: variedade e beleza natural.
Conhecer as cachoeiras da Canastra é um prazer que todos devemos gozar na vida. Como é muito difícil tratar em um post de todas as belezas naturais, vamos listar as principais quedas d’água da região.
1. Casca D’Anta: a mais famosa das cachoeiras da Canastra
Cachoeira mais famosa da Canastra, ela possui 186 metros e é a mais visitada do Parque Nacional da Serra da Canastra. Há duas formas de se chegar a ela: pela parte alta, em São Roque de Minas e pela baixa, em Vargem Bonita.
Quem escolhe a parte alta tem um vista maravilhosa do parque; já quem vai pela parte baixa pode se refrescar nas deliciosas águas que descem de seus 186m de altura.
2. Cachoeira do Quilombo
Outra atração imperdível é a Cachoeira do Quilombo. Uma das mais bonitas e isoladas da região, ela é ideal para quem gosta de se banhar. Suas duas quedas são de águas frescas e ótimas para banho.
Ela possui acesso tanto a partir de Delfinópolis quanto por São João Batista do Glória, por onde é mais fácil alcançá-la. Não é tão alta quanto a Casca D’Anta, mas vale e muito a visita.
3. Cachoeira do Fundão
Para quem gosta de uma aventura, ela é ideal. Seu difícil acesso, por meio de estradas bem complicadas e de trilhas escondidas, a torna ainda mais linda.
São 57 km da entrada do Parque até a chegada a ela, partindo de São Roque de Minas.
Mas as dificuldades, com certeza, ficam para trás, depois de uma vista linda e banho refrescante.
4. Maria Augusta
A cachoeira Maria Augusta fica entre Delfinópolis e São João Batista do Glória e é bastante difícil de acessar e ideal para veículos 4×4 ou para motos de trilha. São duas quedas – uma ao lado da outra – e a maior tem 35m de altura. O local conta com camping, restaurante e pousada próximos.
5.Cerradão
A cachoeira do Cerradão é, provavelmente, a maior da Serra da Canastra. Com cerca de 200m, ela está em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural localizada a cerca de dez quilômetros de São Roque de Minas.
Sua queda possui três lances e a formação tem poços profundos bons para banho.
Essas são apenas algumas das belezas desse lugar incrível que você precisa conhecer. Se você é dono de um 4×4, aproveite o próximo encontro de Xterra e também desfrute dessas maravilhas naturais.
Lindas e impressionantes.
Maravilha muito lindo, tive a oportunidade de fazer um tuor nestas cachoeiras recomendo.
Fui com a família. Não estivemos em nenhuma destas. Posso falar da Chinela, da Mata, do Nego. Todas lindas e isoladas. Fora as piscinas naturais do São Francisco. Voltaremos porque 2 dias completos apenas foi pouco.
Tem ainda a Cachoeira Zé Carlim, no Vale da Gurita. Vale a pena conhecer.
Então Lecio, para conhecer todas as belas cachoeiras da região da Canastra vamos precisar de um mês inteiro.
E quando estiver na última, a saudade da primeira já vai ser grande.
Um abraço.
Já tive o prazer de conhecer essas e mais algumas,sem dúvida uma ótima experiência tanto pra quem vai de 4×4 ou de moto também é uma ótima opção