água X terra

Salto Ángel, na Venezuela. Conheça a cachoeira mais alta do mundo

Venezuela. Terra das misses universo (já foram sete em 67 concursos) e do petróleo, a pequena Veneza possui belezas inigualável. Entre elas está a cachoeira mais alta do mundo.

Trata-se da cachoeira de Santo Ángel, com incríveis 979m de altura, sendo 807 deles contínuos. Isso quer dizer que a queda d’água possui quase 1 km de altura. Sua diferença para a segunda colocada é grande. As Cataratas do Tugela, na África do Sul, medem também inacreditáveis 948m, ou seja, 31 m a menos que a beleza natural venezuelana.

Natureza que encanta

cachoeira mais alta do mundo
Tepuy do Parque Nacional Canaima, na Venezuela.

Para alcançar a cachoeira mais alta do mundo, é preciso adentrar um local cheio de magia: o Parque Nacional Canaima. São mais de 3 milhões de hectares – o que equivale a mais de 30 mil km2 (quase o tamanho de um país como a Bélgica).

Fazem parte desse esplendor natural os tepuys – formações rochosas extremamente antigas que não costumam fazer parte de cadeias montanhosas. Inúmeros rios, flora exuberante com mais de 300 espécies de plantas e flores exclusivas além de animais como puma, jaguar, macaco viúva e harpia fazem parte desse impressionante cenário que circunda a cachoeira de Salto Ángel.

Cachoeira mais alta do mundo: um local que exige esforços

cachoeira mais alta do mundo
Cachoeira de Salto Ángel vista de longe

Quem se arrisca chegar à cachoeira mais alta do mundo,  precisa estar preparado para uma verdadeira aventura.

Para chegar até o local, é preciso ir de avião até as proximidades, partindo de Caracas ou Ciudad Bolívar, que é a cidade grande mais próxima. Mas o último ponto onde se pode chegar por terra é Paraguá.

A partir daí, os barcos são a melhor opção, percorrendo os rios Caroni, Carrao e Churum. De quebra, haverá um trecho de caminhada.Se preferir, pode até mesmo ir de helicóptero.

Ou seja, você que ama o 4×4 não poderá explorar por muito tempo as belezas naturais desse local para curtir a cachoeira mais alta do mundo. Porém pode aventurar-se de barco ou, como dissemos, até mesmo a pé.

E todo esse trajeto e essa aventura valem a pena. Uma volumosa queda d’água  e uma fina névoa permitem ao aventureiro nela se banhar e ainda trazem aquela sensação de maravilhamento e de bem-estar indescritíveis.

Montanha do Diabo

cachoeira de salto ángelAuyantepui. Esse é o nome da montanha onde se situa a cachoeira de Salto Ángel, que foi descoberta pelo aviador americano James Crawford Angel em 1937.

O local, que já era conhecido pelos indígenas, é denominado por eles Kerepakupai meru, que significa “cachoeira do lugar mais profundo”. Não à toa a cachoeira mais alta do mundo leva esse nome.

 

Adicionar Comentário