Aventura no Jalapão com uma Xterra

Jalapão

Jalapão: lugar de belezas naturais indescritíveis no interior do Tocantins. Ainda não totalmente conhecido pelos brasileiros, esse paraíso perdido é o cenário ideal para viver aventuras a bordo de uma Xterra. Foi o que Huggo de Lima e sua equipe fizeram ao longo de um final de semana, entre os dias 21 e 23 de agosto.

A aventura no Jalapão começou no Cânion do Suçuapara. O grupo saiu de Riachão/MA às 5h do dia 21.08.2018 e chegou a Palmas as 11h30. Lá, pausa para o almoço, compra de suprimentos e pé na tábua.

As belezas do Jalapão

A primeira parada no Jalapão foi o Cânion do Suçuapara. Um local que esconde muitas belezas, inclusive uma cachoeira que já estava com volume bem reduzido. Mas, para o grupo,  foi proveitoso mesmo assim.

Cachoeira Velha

Do Cânion do Suçuapara, o grupo partiu para a Cachoeira da Velha.

Chegamos já a noite e não pudemos entrar. Felizmente um nativo nos acolheu em seu quintal, onde pudemos acampar. Fizemos nossa refeição sob a Lua cheia e com o barulho da natureza para nos embalar a noite, conta Huggo.

Mas o grupo não deixaria de aproveitar um dos lugares mais belos do Parque Estadual do Jalapão.

Já ao amanhecer do dia 22, levantamos acampamento, tomamos o café da manhã e partimos para a Cachoeira da Velha. Fantástica cachoeira, a de maior volume e vazão de água do P.E. do Jalapão, relembra Huggo.

 

Dunas

À tarde, o destino foram as dunas do Jalapão.  O local encantou os Xterráqueos.  Huggo de Lima relata como se sentiu ao contemplar tal paisagem

Cenário único, de mistura de cores e paisagens: dunas, riacho e a visão do paredão da Serra do Espírito Santo. Na recepção de entrada das dunas, adesivamos a marca de nossos parceiros @AllTerados4x4 e @PiExplorer

Em seguida, o grupo fez seu camping do fim do dia, preparou a refeição e dormiu novamente sob os auspícios da Mãe-Natureza.

Fervedouros

O último dia reservou grandes emoções para o grupo. Antes de ir para os fervedouros, pausa em Mateiros para comprar suprimentos.

Foram três no total: Fervedouro dos Buritis, Fervedouro do Ceiça e Fervedouro dos Saltos.

O fim da expedição se deu com a visita à encantadora Cachoeira do Formiga.

A cachoeira é lindíssima, de águas cristalinas, azul-esverdeada, boa correnteza e com muito mistério submerso em seu poço. Um lugar maravilhoso que vale a pena conferir, finaliza Huggo.

Equipe Xterra no Jalapão

Para essa expedição, estiveram presentes na viatura de Combate Xterra Alma Negra os seguintes expedicionários:

  • Huggo DeLima (@huggodelima);
  • Felina Cronemberger (@felinacronemberger);
  • Ruthênio Junior (@ruthenio.junior);
  • Denise Santos (@denisesantosdns);
  • Bruno Calaça (@brunocalacaribeiro) e
  • Luanna Lages (@luannalages).